Pular para o conteúdo principal

Planejamento de aposentadoria

Pessoal,
Fui convidado para descrever um pouco sobre planejamento de aposentadoria para médicos. Descrevemos um pouco sobre as etapas e as fases que se passam com os profissionais.
Cemente, passe sua opinião.

Um abraço!
Floro

Planejamento da aposentadoria deve ir além da questão financeira


A aposentadoria assusta e, assim, não é tratada com a naturalidade que deveria ter. É o que afirma José Floro Barros, consultor da Floro Gerenciamento de Carreiras. Isso é consequência do receio por se estar perdendo status (como o sobrenome profissional) e poder aquisitivo, tendo entre eles um elemento comum: a falta de preparação para esse período da vida.

E, é importante frisar, esse preparo não deve ser iniciado somente quando nascem os filhos ou o médico começa a passar por mais mudanças na carreira. “O ideal é pensar neste assunto já nos início da carreira profissional, assim há um período muito maior de ‘poupança’”, observa o especialista.

Garantir a segurança financeira depois que o jaleco for pendurado, segundo o consultor, não pode ser a única preocupação dos profissionais de saúde no momento da aposentadoria: “a definição econômica é imprescindível para que o médico possa manter seu padrão de vida, mas é preciso planejar também as atividades que serão desenvolvidas depois de concluída a jornada profissional”

“Depois dos 45 anos, os profissionais começam a se dedicar ao planejamento financeiro, porém, deixam de lado a análise sobre o que vão fazer com o dinheiro e o patrimônio acumulados. E é essa dedicação à pós-aposentadoria que trará um conforto com relação ao término de atividades profissionais que proporcionam realização. A grande maioria dos que pensam em se aposentar não quer parar de trabalhar”, diz Floro.



Com a aposentadoria em mente, como profissionais sem renda mensal fixa devem investir?



Segundo o especialista, o primeiro ponto a ser observado sobre as finanças de médicos, cujo faturamento varia a cada mês, é a necessidade de manter uma disciplina. É preciso estipular um valor mínimo e trabalhar para realmente guardar esse montante e aplicá-lo, por exemplo, em previdência privada.

No que diz respeito a investimentos visando a aposentadoria, Floro afirma que dependem do que cada um pensa e oferece conselhos para diferentes perfis:

• Para investidores mais conservadores: “plano de previdência privada de instituições financeiras sólidas. A rentabilidade não é das mais atrativas, porém, apresentam mais solidez no longo prazo. Esses fundos têm uma taxa de administração que também drena os rendimentos e são recomendados para pessoas que não apresentam uma disciplina mais rígida”, ressalta o consultor;

• Para investidores mais arrojados: “aqueles que gostam de se aventurar mais, e aqui estamos falando apenas dos ‘valores dedicados à aposentadoria’, recomenda-se fundos de ações, ações, imóveis e outras modalidades de risco. São mais arriscados, mas apresentam maior rentabilidade, exigindo mais dedicação de tempo. Esta forma de investimento não garante uma perpetuidade dos valores que serão revertidos durante o período de aposentadoria”, observa o especialista.

É preciso levar em conta que a prioridade, tendo a aposentadoria em vista, é obter uma segurança financeira. Assim, os médicos devem atentar para o equilíbrio entre poupar e investir. A segunda modalidade só deve ser colocada em prática quando houver rendas excedentes. “Devemos passar para o nível de investimento apenas depois de suprido o básico para vivermos e estarmos preparados para a aposentadoria”, completa o consultor.



É preciso algum conhecimento financeiro para lidar sozinho com planejamento da aposentadoria



Floro faz a constatação de que profissionais de saúde, em geral, não têm muita afinidade com números. E, para que seja possível cuidar do planejamento da aposentadoria sem ajuda externa, é preciso algum conhecimento da área financeira. “Saber de questões básicas, como taxa de juros, taxa de juros compostos, valor presente, valor futuro e parcelas é o suficiente para se realizar um trabalho nesse sentido. Existem diversos livros de planejamento financeiro pessoal que podem ajudar”, orienta o consultor.



Mas, em muitos casos, afirma o especialista, a ajuda de um profissional que se utilize de metodologias simples e orientativas pode ser útil até mesmo no sentido de desmistificar as ações iniciais e permitir que as ferramentas disponíveis no mercado sejam usadas de maneira mais clara pelos médicos.

“O médico pode buscar esses profissionais nos seus círculos de confiança; nos livros sobre o tema - ao contatar os autores- ou por recomendações de amigos. Aconselha-se entrevistar três ou quatro consultores para analisar a metodologia que será utilizada. Também deve-se avaliar a empatia. A confiança inicial é muito importante porque essas pessoas terão acesso a situações bastante particulares”, conclui Floro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof