Pular para o conteúdo principal

Avaliação de final de ano; Buscar melhorias para os próximos anos.

Pessoal!

Boas!

Neste final de ano, nossos amigos, clientes e parceiros discutem se conseguiram atingir aos seus objetivos.
Comentam muito de suas dedicações às suas sempresas, empenho e crescimento profissional. Vejo a grande maioria desses questionamentos sem respostas concretas, indo para o lado das respostas vazias e infundadas.

Autoavaliação:

Gosto de iniciar a conversa, perguntando qual era o principal objetivo a ser atingido.
Segmento a pergunta sobre os objetivos nas esferas Pessoal, Familiar; Físico-lazer; Social e Profissional, pois percebemos que quando há um equilíbrio entre essas esferas, as realizações fluem de uma forma mais harmônica;

O quanto estes objetivos foram relevantes para você? Quando está disposto á dedicar-se para conseguir atingí-los? O quanto você vai tornar-se uma pessoa melhor atingindo à estes objetivos?

Assim você tem a chance de avaliar o quanto chegou perto de suas realizações.

Se atingiu seus objetivos, ótimo, suas ações e direcionamentos foram acertados, pode utilizar esta metodologia de planejamento mais vezes, incluindo os pontos de medição que foram estabelecidos para que pudesse acompanhar as suas realizações tendo atingido suas metas menores, para que pudesse alcançar os seus objetivos maiores.

Caso não tenha atingido aos objetivos, faça, com bastante critério, uma avaliação de onde deveria ter sido feito de uma forma diferente; Identifique quais as metas menores não foram realizadas e por quê não foram alcançadas.
Onde faltou empenho, direcionamento, foco e resultados?

Pergunte para pessoas próximas à você para que ajudem a avaliar como é que você foi visto durante esse ano. Faça essa pergunta para as pessoas consideradas de confiança, pois assim haverá uma maior credibilidade em tudo o que for falado.

Como posso tirar dessa avaliação, aprendizados que me pertmitem ajustar meu plano de ações para o próximo ano?

Depois da auto-avaliação, vamos para os objetivos (longo prazo):

Sugiro que inicie o planejamento com uma visão de como queremos estar em 10 anos (aqui o tempo real não faz muita diferença, desde que seja fora do momento e do ambiente que esteja vivendo).

Neste momento, a visão de longo prazo te direciona para os caminhos que lhes trarão realizações, em cada uma das esferas que sustentam nossas vidas (pessoal, familiar, físico-lazer, social e profissional).

A visão de longo prazo ajuda na obtenção do "norte" a ser seguido, esta será a direção que te guia para dedicar seus esforços e recursos para a obtenção do conhecimento e habilidade para realizar as funções que estãrão dentro de seus objetivos de longo prazo.

Atribuo à esta atividade o mais alto grau de importância, pois daí você estará elaborando seu plano de ação com as indicações das metas de curto prazo. Por isso dedique-se a escrever esses objetivos até que você esteja convencido.

A realização de ter alcançado esses objetivos, seguramente, será a base de motivação e inspiração para sua dedicação e empenho no cumprimento das metas de curto prazo.

Plano de ação para as metas de curto prazo:

Para cada objetivo de longo prazo, indicado acima, escreva 4 metas de curto prazo, que deverão serem colocadas na agenda, para as realizações.

Essas metas devem ser muito específicas, caracterizando a ação a ser feita, juntamente com sua data de realização. Essas metas devem ser alcançáveis, porém com uma dose de desafio, pois realizar façanhas mais desafiadoras sdão muito mais compensadoras.

Ao concluir cada uma das metas de curto prazo, pense e escreva as próximas metas. Assim estaremos, de uma forma continuada, desenvolvendo competências para que possamos atingor nossos objetivos de longo prazo.

Tendo interesse, em nosso site, existe o Projeto de vida, um formulário desenvolvido para organizar os objetivos de longo prazo e as metas de curto prazo.

Boas Festas. Todo recomeço é desafiante, trazendo muita disposição de acertarmos nossas realizações.

Mais sucesso em 2011.

Floro

Comentários

zm.serra disse…
ótimo post.
pra se pensar agora no fim de ano.
--
Unknown disse…
Caro Floro,

Parabéns pela matéria. O direcionamento estratégico faz com que o profissional gaste energia com o foco a ser atingido.

Feliz Natal e 2011 cheio de realizações.

Giacon - Logistica

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...