Pular para o conteúdo principal

Planejamento de objetivos e metas da sua carreira.

Pessoal,

Espero que vocêrs tenham tido um ótimo Natal e desejo um 2011 de muito sucesso!

Executivo de muitinacional, com ótima formação, consolidado no mercado de trabalho, devido è experiência desenvolvida em sua área de atuação, nos procurou para dividir conosco sua inquietude devido à possibilidade de uma fusão em vista, com uma empresa concorrente de maior porte.

Mesmo com toda essa vivência e conhecimento na área que atua e o tempo que tem de empresa, essa possibilidade tem "tirado seu sono", pois tem visto por aí situações similares que profissionais acabam por entrarem em fortes situações de desconforto, pela dificuldade de saber o que está por vir, e quais serão os direcionamentos da "nova empresa".

Neste momento o profissional está "paralizado", sem inciativa, apenas aguardando os acontecimentos.

Me preocupa que um profissional jogue todas as suas fichas na empresa em que está atuando. Aqui eu não estou falando de dedicação e fidelidade à empresa, mas de ficar dentro de um casulo, sem mostrar-se para o mercado.

Quando falamos de planejamento de carreira, estamos sugerindo que a visibilidade de mercado deve ser feita de uma forma continuada. Este acompanhamento do mercado, dos concorrentes, das posições que podem absorver suas qualificações, das tendências, deve ser realizado para permitir uma avaliação constante de como está acontecendo o crescimento e evolução dos/das profissionais que têm as mesmas qualificações que as suas.

Esta visibilidade torna-se possível quando acontece a participação dos profissionais em atividades representativas e entidades de classes, onde são realizados contatos com outros profissionais e outras empresas que podem saber de suas qualificações e competências.

Este acompanhamento da evolução do mercado e das posições de trabalho nos ajudam a manter nossa empregabilidade em alta.

Este profissional está buscando, neste momento de desconforto, desenvolver seu planejamento de longo prazo, entendendo que sua participação na empresa atual tem a finalidade de capacitá-lo na obtenção de novas competências e comportamentos que o prepare para assumir outras responsabiloidades mais desafiadoras.

Como estamos acompanhando a quantidade de fusões e aquisições entre as corporações, que ocorrem a cada dia, esta avaliação precisa ser feita com maior profundidade e com maior frequência, o que pode diminuir os sintomas de desconforto causados pelos constantes rearranjos do mercado.

Recomendamos que o planejamento seja realizado, de preferência, quando os/as profissionais estejam bem posicionados no mercado, quando a autoestima está em alta, assim nosso posicionamento e imagem para o mercado est´´a mais consolidada.

Nestes momentos podemos exercer uma auto crítica mais refinada e avaliarmos as competências que o mercado de trabalho está exigindo.

Reforço minha visão do mercado, entendendo como inaceitável que um profissional seja "pego de surpresa" com uma demissão ou uma promoção, pois nestes 2 casos existe uma construção gradativa da situação. A leitura do ambiente precisa acontecer continuadamente, para podermos ajustar nossas competências e posturas de acordo com as exigências das funções ocupadas.

De acordo com os investimentos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, para suportar os mega ebentos Rock in Rio, Copa do Mundo e Olimpíadas, estaremos viveciando períodos onde a qualificação e o comportamento dos profissionais serão solicitados em uma escala maior do que estivemos acostumandos.

Esteja preparado!

Sucesso à vocês.

Floro
http://www.floro.com.br/

Comentários

Jésus Tormin disse…
Prezado Amigo,

Intrigante é um profissional com qualificação,não pensar em vôo solo com esta janela de oportunidades....existem executivos craques em citações chinesas de ameaça e oportunidade, menos com eles...rs

Grande abraço e um grande ano!!!!

Jésus Tormin
JT Engenharia ( Criativo o JT não é mesmo??)

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof