Pular para o conteúdo principal

Planejamento de objetivos e metas da sua carreira.

Pessoal,

Espero que vocêrs tenham tido um ótimo Natal e desejo um 2011 de muito sucesso!

Executivo de muitinacional, com ótima formação, consolidado no mercado de trabalho, devido è experiência desenvolvida em sua área de atuação, nos procurou para dividir conosco sua inquietude devido à possibilidade de uma fusão em vista, com uma empresa concorrente de maior porte.

Mesmo com toda essa vivência e conhecimento na área que atua e o tempo que tem de empresa, essa possibilidade tem "tirado seu sono", pois tem visto por aí situações similares que profissionais acabam por entrarem em fortes situações de desconforto, pela dificuldade de saber o que está por vir, e quais serão os direcionamentos da "nova empresa".

Neste momento o profissional está "paralizado", sem inciativa, apenas aguardando os acontecimentos.

Me preocupa que um profissional jogue todas as suas fichas na empresa em que está atuando. Aqui eu não estou falando de dedicação e fidelidade à empresa, mas de ficar dentro de um casulo, sem mostrar-se para o mercado.

Quando falamos de planejamento de carreira, estamos sugerindo que a visibilidade de mercado deve ser feita de uma forma continuada. Este acompanhamento do mercado, dos concorrentes, das posições que podem absorver suas qualificações, das tendências, deve ser realizado para permitir uma avaliação constante de como está acontecendo o crescimento e evolução dos/das profissionais que têm as mesmas qualificações que as suas.

Esta visibilidade torna-se possível quando acontece a participação dos profissionais em atividades representativas e entidades de classes, onde são realizados contatos com outros profissionais e outras empresas que podem saber de suas qualificações e competências.

Este acompanhamento da evolução do mercado e das posições de trabalho nos ajudam a manter nossa empregabilidade em alta.

Este profissional está buscando, neste momento de desconforto, desenvolver seu planejamento de longo prazo, entendendo que sua participação na empresa atual tem a finalidade de capacitá-lo na obtenção de novas competências e comportamentos que o prepare para assumir outras responsabiloidades mais desafiadoras.

Como estamos acompanhando a quantidade de fusões e aquisições entre as corporações, que ocorrem a cada dia, esta avaliação precisa ser feita com maior profundidade e com maior frequência, o que pode diminuir os sintomas de desconforto causados pelos constantes rearranjos do mercado.

Recomendamos que o planejamento seja realizado, de preferência, quando os/as profissionais estejam bem posicionados no mercado, quando a autoestima está em alta, assim nosso posicionamento e imagem para o mercado est´´a mais consolidada.

Nestes momentos podemos exercer uma auto crítica mais refinada e avaliarmos as competências que o mercado de trabalho está exigindo.

Reforço minha visão do mercado, entendendo como inaceitável que um profissional seja "pego de surpresa" com uma demissão ou uma promoção, pois nestes 2 casos existe uma construção gradativa da situação. A leitura do ambiente precisa acontecer continuadamente, para podermos ajustar nossas competências e posturas de acordo com as exigências das funções ocupadas.

De acordo com os investimentos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, para suportar os mega ebentos Rock in Rio, Copa do Mundo e Olimpíadas, estaremos viveciando períodos onde a qualificação e o comportamento dos profissionais serão solicitados em uma escala maior do que estivemos acostumandos.

Esteja preparado!

Sucesso à vocês.

Floro
http://www.floro.com.br/

Comentários

Jésus Tormin disse…
Prezado Amigo,

Intrigante é um profissional com qualificação,não pensar em vôo solo com esta janela de oportunidades....existem executivos craques em citações chinesas de ameaça e oportunidade, menos com eles...rs

Grande abraço e um grande ano!!!!

Jésus Tormin
JT Engenharia ( Criativo o JT não é mesmo??)

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...