Pular para o conteúdo principal

Remuneração variável

Meus caros,

Hoje fui procurado por um cliente em fase de crescimento de carreira. Foi contratado como Country Manager, ocupando a função de mais destaque nesta empresa, no Brasil.

A contratação foi feita em algumas etapas:
  • Durante a abetura, legalização e a implantação da empresa;
  • Formação das equipes para o início das operações no Brasil e implementação dos processos a serem seguidos no Brasil;
  • Operação da empresa em regime constante.   

A discussão do salário, dos benfícios variáveis, forma de contratação - Pessoa Juridica - que tem sido a prática mais difundida e a que mais cresce no Brasil (você já tem sua empresa aberta? Caso não tenha, não perca tempo) foram determinadas para cada uma das etapas

Durante a fase de abertura e a fase de formação das equipes (onde as vendas ainda não tem um peso muito forte) foi negociado um salário fixo e uma bonificação baseado em uma quantidade de salários adicionais.

Depois, quando a empresa entrar em operação normal (1 ano depois) da abertura da empresa, foi negociado uma remuneração composta de um salário fixo, através da correção inflacionária do salário inicial, mais um salário baseado em um percentual da lucratividade obtida pela empresa.

Concuindo a negociação, foi estabelecido um valor para a recisão contratual, para que haja a proteção de ambas as partes.

A contratação através da Pessoa Jurídica, está sendo mais uma alternativa para que o momento da negociação durante a contratação do profissional seja mais promissor.

Estamos assistindo a uma mudança considerável nas formas de contratação e remuneração dos profissionais.

Se tomarmos como exemplo a China, que caminha a passos muito largos para dominar economicamente o mundo, tem a composição da remuneração anual, sendo que perto de 80% é variável. Esta forma de remuneração, na China, está sendo difundida para quase todos os níveis hierárquicos da empresa, que além disso, permite aos profissionais que conseguem atingir seus objetivos e suas metas, participem do controle acionário da empresa, possibilitando que eles comprem ações da empresa, continuadamente.

Uma profissional, com a qual desenvolvemos um trabalho de gerenciamento de carreira, conseguiu absorver muito bem a idéia e sempre quando vai negociar a remuneração variável, ela argumenta comm a empresa de que ela mesma vai construir o salário.

Esta forma de remuneração tende a ser a mais usada nos próximos anos. Podemos perceber que esta é a forma é a que permite um maior engajamento dos profissionais, reforçando que apenas através da geração de resultados haverá uma remuneração mais adequada e compensatória para o profissional e para a empresa (diminuição dos custos fixos e transferências para os custos variáveis).

Comece a pensar em como seria, no seu caso, a negociação de uma remuneração variável. Você vai falar sobre este assunto muito antes do que imagina.

Sucesso!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof