Pular para o conteúdo principal

Atributos do novo líder

Comentários Floro:

Pessoal,
César Souza, consultor e escritor de destaque consegue abordar, de uma forma muito integrada, as características que diferenciam os gestores dos chefes.

Os chefes vão em busca dos resultados, à qualquer custo, não se preocupando com os "estragos" que podem ser causados.

Os gestores, são identificados pelos profissionais, não pelo cargo em que exercem, mas pelas atitudes e comportamentos que demonstram no dia-a-dia.

Identifique ao seu redor, quem são os chefes e quem são os gestores.

Os profissionais que percebem que seus superiores estão com o foco no desenvolvimento profissional dos colaboradores e das equipes, realmente são reconhecidos como líderes.

A forma com que os líderes são reconhecidos pelos colaboradores é que criam um ambiente de confiança, que fazem com os colaboradores construam um vínculo de parceria, incentivando a entraga e engajamento desses colaboradores com os objetivos e metas das empresas.

Desenvolver causas comuns entre os colaboradores, onde o comprometimento será fortalecido e os esforços serão concentrados nos objetivos que a liderança busca, diminuindo as dispersões.

O comportamento do líder deve ser reconhecido, não só pela sua equipe direta, incluindo também as avaliações e percepções dos superiores, dos pares, dos subordinados diretos e dos subordinados das outras áreas.

Ser crítico com a qualidade exigida pelo cliente interno ou externo, adicionado à vontade de exceder as expectativas dos clientes, permitem o encantamento desses clientes com os resultados apresentados.


Vejam o artigo na íntegra e aproveitem.

Sucesso!

Floro


Artigo Cesar Souza:

Entre todas as características, ser inspirador é um dos aspectos mais importantes para liderar pessoas. Leia mais!

O que se espera dos líderes atuais, para que sejam líderes inspiradores, é que se libertem de mitos enraizados e se fortaleçam com novas competências. Segundo o consultor César Souza, para o líder mudar de patamar e passar a ser um líder inspirador, é necessário, antes de qualquer coisa, se libertar de alguns conceitos que são verdadeiros dogmas. São eles:

- A liderança está no cargo: nem sempre. Muitas vezes, não é preciso ter um cargo para ser um líder.

- Todo líder tem carisma: outro mito. Não adianta ter só simpatia, bom-humor, boa argumentação. Isso é parte, mas não é tudo. Se não houver um propósito, o “brilho no olho” não encanta.
- O líder já nasce pronto: Não é verdade. Há casos de líderes que foram se formando ao longo do tempo.

- Há um perfil ou estilo ideal de liderança: Não existe. Não há um “modelo pronto” de liderança. A maioria dos líderes que são exemplos hoje não se espelhou em ninguém; eles seguiram o que havia dentro de si.

- Um líder tem seguidores: Para uma causa se espalhar e ganhar representatividade, um líder tem que formar novos líderes, não seguidores. O líder inspirador tem pessoas em torno de si, não atrás de si.

Para César Souza, além de estar atento ao contexto do mundo reconfigurado, conciliar tangíveis e intangíveis, integrar (“construir pontes”), equilibrar curto prazo e longo prazo e ter liderança em todos os níveis, o líder inspirador tem que ter cinco valiosas competências:

1) Construir causas com sua equipe

É fundamental, para ser um líder inspirador, trabalhar em favor de uma causa, ter um propósito, empunhar uma bandeira. Isso dá orgulho e significado à vida das pessoas. “As pessoas não querem apenas ser cobradas para atingir metas. Quando sabemos o porquê de uma ação ou de um projeto, suportamos mais facilmente o ‘como’, porque entendemos”, explica César Souza.

E, quando a causa está alinhada com a causa da empresa, tudo se torna mais fácil ainda.

2) Formar outros líderes

Ponto de crucial importância. As pessoas têm que trabalhar em um ambiente que propicie oportunidades de crescimento.

Nesse sentido, o líder inspirador deve formar outros líderes, não ter seguidores. Para tanto, deve ter o foco no engajamento.

3) Liderar 360º

Não basta somente liderar a equipe. O líder inspirador tem que ter uma gestão engajada também com parceiros, terceirizados, clientes, fornecedores, comunidades e outros públicos.

A gestão deve ser integradora, não se prendendo aos limites das “paredes” da organização.

4) Fazer mais que o combinado

Surpreender pelo resultado contribui para inspirar. Por exemplo: conquistar um cliente difícil; resolver uma pendência espinhosa da comunidade; receber um pagamento com o qual não se contava mais; se relacionar de forma diferente e alcançar resultados diferentes etc.

5) Inspirar pelos valores

Valores como integridade, seriedade e ética, quando aplicados no dia a dia, nos comportamentos e nas atitudes, inspiram mais do qualquer hierarquia.

Da mesma forma, não vale seguir os valores dentro da empresa e, em casa ou em outros ambientes, adotar uma postura completamente diferente. O líder tem de ser inspirador “24 horas”.

Para formamos líderes nessas competências, César Souza diz que é necessário que as empresas estruturem uma “Fábrica de Líderes”. Para tanto, tem que dar ênfase nas competências mencionadas, desenvolver líderes em todos os níveis, identificar e engajar os líderes da Geração Y e ter um plano de sucessão – esse, segundo ele, um grande problema nas empresas atualmente.

“Temos que buscar a inspiração. Para termos um mundo melhor e para sermos melhores. Que cada um de nós consiga construir isso dentro de sua alma”, resume César Souza.

Ele finaliza citando alguns exemplos de lideranças inspiradoras:

- Zilda Arns: tinha 276 pessoas vinculadas a ela na Pastoral da Criança.

- Irmã Dulce

- Nelson Mandela

- Bernardinho

- Carlinhos de Jesus

- “Almir do Picolé”, que vende picolé a um real em Sergipe e construiu uma rede comunitária em torno de si.

- “Zé Pescador”, da Ilha de Itaparica. Fundou uma ONG, com a finalidade de transformar os hábitos dos pescadores e impedir a pesca predatória na ilha.

- João Batista, motorista de táxi em São Paulo, que estabeleceu como propósito ser o melhor taxista da cidade, e passou a inspirar os colegas.

Portal HSM

11/04/2011

Leia mais:

Vivendo os sete hábitos - Histórias de coragem e inspiração

Vídeo: Inspira-te Recursos Humanos - Inspiração

Revista: Liderança em 2030 e as 3 caixas (O acesso aos artigos em PDF está disponível somente para assinantes de HSM Management)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...