Pular para o conteúdo principal

Curriculum Vitae é o cartão de visitas do profissional

Pessoal,

Muito boa tarde!

Espero que estejam muito bem!

Já comentei em nosso blog sobre Curriculum Vitae, e sugestões para deixá-lo mais próximo do mercado de trabalho.

Tenho recebido alguns CVs que, como meu filho diz, ninguém merece.

Quando vocês ouvem dizer que sobram vagas de trabalho pela falta de bons profissionais no mercado, agora eu posso dizer, sem medo de errar, que uma grande parte já fica bloqueado no CV.

Vamos lá!

Quantos de vocês têm o CV atualizado?

Acredito, pelo que tenho visto, que os CVs são atualizados apenas quando alguém pede para o profissional enviá-lo para atebder à uma oportunidade.

Acho que neste momento acontece aquela correria, onde, primeiro tentam achar o CV depois atualizam, rapidinho, com o que lembram, quando o computador não inventa de travar e mandam.

Acreditem, mandam sem sequer passarem um corretor de textos. Acho que contam muito com a sorte!

Um CV deve estar atualizado com todas as informações, projetos e atividades que desenvolveram. Pela importância que o CV representa sugiro que seja atualizado semanalmente.

Semana retrasada, recebi um CV com 9 páginas, incluindo até o nome da escola onde o profissional fez o primeiro grau!!!!

Conforme sugeri, atualize seu CV a cada semana. Um grande pecado que profissionais incorrem está em enviar seu CV padrão para todas as oportunidades que se interessam.

Também pesa contra!

Tenha uma matriz de CV com todos os detalhes que você desenvolveu em sua carreira profissional. Ao receber oportunidade de trabalho, revise o CV, enfatizando todas as experiências e os projetos que realizou, que tenham vínculo com a oportunidade que está pleiteando.

Assim você vai enfatizar, em duas páginas, ligadas à oportunidade, todas as suas realizações.

Ao descrever suas responsabilidades nas funções que atuou ou atua, identifique os resultados que você ajudou a empresa a obter.

Aqui alguns/algumas escorregam mencionando valores. Isso pode expor a empresa, não recomendo.

O que e quais são os resultados que podem ser mencionados?:
  • Aumento de faturamento (em percentual);
  • Diminuição de custos (em percentual);
  • Market share (em percentual);
  • Quantidade de novos clientes (em percentual)/
  • Quantidade de clientes recuperados (em percentual);
  • Lançamento de novos produtos no mercado;
  • Premios que a empresa ganhou;
Quando lemos os resultados que os/as profissionais incluem nos CVs, podemos ter uma noção de o quanto este/a profissional entende e está engajado com o negócio da empresa.

Sugerimos não mais que 2 páginas para avaliar o poder de síntese que os/as profissionais têm.

Os CVs precisam dizer o que foi feito, para que, durante a entrevista, os entrevistados/as possam dizer como fizeram.

Ouço muitas reclamações de headhunters e empresas de recrutamento e seleção, que dizem que candidatos/as não tem bom senso. Me contam que pedem CVs para oportunidade fora do país, e recebem uma avalanche de CVs em português (ainda sem passarem os corretores).

Muitos me disseram que quando recebem CVs em português para vagas no exterior, esses CVs não ficam nem nos banco de dados, justamente pela falta de bom senso. Profissionais de Recursos Humanos e Executivos de empresas avaliam, também, a falta de autocrítica desses/as profissionais.

Peçam para pessoas mais próximas, que conhecem você profissionalmente, para ler e tentar entender as mensagem que foram passadas, através dos CVs.

Nesta caso, esses profissionais devem relatar para você, o entendimento que tiveram ao ler o CV. Exercitem quais seriam as perguntas qye decorreriam da leituda desse CV.
    
Sugestão de distribuição das informações no CV:

1a Página:

Dados pessoais:

Nome, nacionalidade, idade, estado civil, número de filhos, endereço, email e telefone;

Idade precisa mesmo? Empresas não têm preconceito. Quem têm preconceito são as pessoas que estarão contratando profissionais. Portanto, se a pessoa é preconceituosa, será mesmo melhor que você não trabalhe naquela empresa, para aquele/a profissional;

Qualificações:

Descrever quais são os seus aprendizados, o que você realmente sabe fazer, sugiro em tópicos, sem muitos detalhes;

Evite aqui colocar adjetivos para você: Pró-ativo/a, dedicado/a, comprometido/a...

Quando você quiser que o/a entrevistador/a saiba suas qualidades, dê alguns exemplos do que você fez para ilustrar sua qualidade, caso contrário por parecer autopromoção, cai no esquecimento.

Formação acadêmica:

Colocar as duas últimas. Vale colocar mais quando as formações anteriores estão alinhadas com a função que você está se aplicando.

Cursos anteriores á graduação não precisam ser mencionados, a menos que você ainda não terminado a graduação.

Mencionar o nome da instituição e quando terminou o curso ou qual é a expectativa de terminar o curso.

Cursos não concluidos, entendo que chama a atenção de uma forma negativa, mostrando que não termina o que começa, por mais explicações que você tenha.

Idiomas:

Do ponto de vista de negócios, fluente é que consegue passar a mensagem e receber a mensagem em outro idioma, sem a necessidade de um/a intérprete.

Outro dia recebi um CV com a indicação: Idiomas: Inglês CCAA. Recebi ainda: Viagem à Disney;

Voltando ao bom senso e à autocrítica, o que significa isso, você fala ou não fala? Seja claro. Dê sua mensagem de uma forma objetiva.

Viagem `s Disney é ótima, eu recomendo, mas não diz nada em relação ao idioma. Se você disser que esteje em outros países discutindo contratos, transrindo tecnologia ou adaptando processos de trabalho, isso sim dá uma idéia de que as viagens realizadas tiveram cunho profissional e, seguramente, existe o domínio da língua.

Página 2

Experiências profissionais:

Comece coas as empresas atuais ou mais recentes.

Empresa, nacionalidade, ramo de atuação, local, função e data em que assumiu a função;
Responsabilidades; Resultados alcançados ou contribuição aos resultados;
Caso tenha sido promovido/a na empresa, mencione as funções que ocupou na empresa, destacando as responsabilidades e os resultados em cada uma das funções;

Publicações ou artigos;

Trabalhos voluntários:

Não há a necessidade de colocar a data e assinar o CV.

Tenham a certeza de que escrever e manter o CV atualizado realmente dá um certo trabalho, mas é muito melhor, cada vez que for enviar o CV fazer uma revisão e retirar o excesso, do que sair correndo para lembrar os detalhes dos trabalhos realizados, e acabar se esquecendo de passar o corretor no texto antes de enviar.

Sucesso! Bom sendo e autocrítica moderada!

Floro

Comentários

Bruno Giusti Pereira disse…
Texto muito bom, bastante informativo!
Melhor artigo sobre CVs.
Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof