Pular para o conteúdo principal

O líder como modelo de inspiração

Artigo disponível no portal HSM não menciona o autor.

Comentário Floro:

Algumas características básicas têm diferenciado os líderes dos "chefes".

Como já comentei em artigos anteriores, as empresas que apresentam os melhores ambientes para se trabalhar, são as empresas que investem e incentivam o desenvolvimento dos líderes.

Nesta caso não estamos falando de pessoas que assumem cargos, e sim de pessoas que se dedicam ao suporte de sua equipe, que cuidam do crescimento dos profissionais, que desenvolvem sua credibilidade através da sua imagem e das ações do dia-a-dia.

O líder como modelo de inspiração permite que os profissionais espelhem-se nos exemplos mostrados, incluindo ética, responsabilidade social, crescimento, conhecimento técnico e resultados.

Hoje respondi uma pesquisa sobre as características que considero de um lider, escolhi 7 entre 20 características, conforme abaixo:


CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER ADMIRADO

Buscamos várias qualidades especiais nos nossos líderes. Nossa pesquisa indica que os atributos listados abaixo são a maior parte dessas qualidades. Dessa lista de 20 atributos, pedimos para selecionar sete que são mais importantes para você e de alguém que admira e gostaria de seguir. Faça um ‘X’ em frente ao atributo. Não precisa colocar em ordem de importância.

Ambicioso (aspira algo, trabalha duro, lutador)

Imaginativo (criativo, inovador, curioso)

Auto controlado (auto disciplinado)

Independente (autoconfiante, auto-suficiente)

Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)

Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)

Confiável (consciencioso, responsável)

Inteligente (esperto, intelectual, lógico)

Cooperativo (colaborativo com o time)

Justo (sem preconceitos, objetivo)

Corajoso (ousado, sem medo)

Leal (devotado)

Cuidadoso (tem compaixão, preocupado, amoroso)

Maduro (experiente, tem profundidade)

Determinado (dedicado, resoluto, persistente)

Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)

Franco (direto ao ponto)

Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)

Honesto (integro, confiável, tem caráter)

Protetor (auxilia, conforta, oferece ajuda)

É evidente que um bom líder precisa ter todas essas características, porém algumas são prioritárias e permite que você possa, em primeiro lugar, desenvolver a confiança de sua equipe.

Eu votei nas seguintes:

Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)
Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)
Confiável (consciencioso, responsável)
Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)
Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)
Justo (sem preconceitos, objetivo)
Corajoso (ousado, sem medo)

Nas próximas semanas devido com vocês o resultado da pesquisa.

Eu gosto muito dos conceitos utilizados pelo James Hunt em " O monge e o executivo", onde o líder decide ser lider através das suas escolhas em como se portar, como se desenvolver e como tratar as pessoas.

Sucesso!
Floro

Leia o artigo na íntegra:

O líder como modelo e inspiração

RH

Confira o caso Southwest Airlines e de seu líder de mudança, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos

Para os colaboradores da Southwest Airlines, companhia aérea norte-americana, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos, é um modelo de comportamento. Sua aposentadoria como CEO foi recebida com tristeza, mas não foi um trauma para a empresa que ele havia preparado para mudar constantemente e com vigor.

Um filme produzido pela rede de televisão CBS salienta que, após 16 anos de resultados ruins, a empresa fundada em 1971, finalmente, lucrava. Segundo este filme, a Southwest obteve sucesso quebrando todas as regras: deixou de servir refeições, eliminou a primeira classe e oferecia serviço ponto a ponto. Era preciso manter os custos muito baixos, os mais baixos do setor, para que a tarifa fosse também a mais baixa possível e o valor para o cliente fosse o máximo.

Na visão de Kelleher, o grande concorrente da Southwest não eram as demais empresas aéreas, mas o transporte terrestre. O mercado da companhia logo triplicou e, em todas as cidades onde tinham operações, as outras empresas tinham de reduzir seu preço.

O principal fator de sucesso, na visão expressa por Kelleher, eram os funcionários da empresa, que tinham orgulho de trabalhar bem. A Southwest tinha o menor turnover do setor e a melhor relação com funcionários. Tanto eles como o CEO, seu modelo, se divertiam no trabalho.

A força dos funcionários

Kelleher apostava nos funcionários como interface com os clientes e fonte de informações úteis. Em troca dessa confiança, as pessoas se sentiam à vontade para transmitir o que soubessem. Uma colaboradora da emissão de passagens, por exemplo, ouviu, numa festa, que a United Airlines planejava destruir a Southwest.

Às 23 horas, logo que chegou da festa, ligou para seu chefe para alertá-lo da situação e isso deu início à união de esforços para buscar mais informações e agir. Em outra organização, talvez ela não tivesse vontade ou coragem de acionar seu chefe.

A comunicação é um dos pontos forte da Southwest. Os funcionários facilmente chegam a níveis superiores, porque a organização é achatada e a comunicação na horizontal flui mais facilmente do que na vertical.

Em relação à comunicação da visão na empresa, há muito nem é preciso explicar aos funcionários o que significa uma visão. O norte, para eles, é cuidar dos clientes e dos acionistas, para que todos fiquem felizes. “E ‘todos’, na Southwest, é todo mundo mesmo, funcionários inclusive”, ressalta John Kotter, expert em gestão de mudanças.

O respeito à capacidade dos funcionários também os autoriza a realizar a visão da empresa. Kotter recorda o caso de um casal que tinha urgência de embarcar para o funeral de sua neta. Chegaram ao portão de embarque quando o avião já estava para decolar.

Entendendo a gravidade da situação, o rapaz que recebia os cartões de embarque comunicou-se imediatamente com o comandante da aeronave que, por sua vez, retardou a decolagem sem pedir nenhuma autorização e comunicou aos demais passageiros o motivo do atraso. Quando o casal finalmente embarcou, foi recebido da melhor maneira possível diante da circunstância.

“Isso só pôde acontecer, porque os funcionários estão acostumados a fazer isso de maneira contínua. Quando deparam com um desafio grande, têm facilidade de resolvê-lo”, explica Kotter.

A tenacidade é uma das grandes características das pessoas que formam a Southwest, que não esmorecem diante de barreiras. Isso ficou evidente após o episódio de 11 de setembro de 2001, quando a regulamentação governamental e os procedimentos de segurança afetaram as operações aéreas.

Além disso, quando a Jet Blue, outro concorrente de baixo custo, entrou no mercado, colocou um forte desafio à empresa, mas, com sua incrível capacidade de mudar diante da dinâmica do mundo, a companhia saiu-se bem.

Portal HSM

11/04/2011

Leia mais:

Resultados através das pessoas

Gestão de Pessoas: Mentes brilhantes (O acesso aos artigos em PDF está disponível somente para assinantes de HSM Management)

Liderar e não gerenciar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof