Artigo disponível no portal HSM não menciona o autor.
Comentário Floro:
Algumas características básicas têm diferenciado os líderes dos "chefes".
Como já comentei em artigos anteriores, as empresas que apresentam os melhores ambientes para se trabalhar, são as empresas que investem e incentivam o desenvolvimento dos líderes.
Nesta caso não estamos falando de pessoas que assumem cargos, e sim de pessoas que se dedicam ao suporte de sua equipe, que cuidam do crescimento dos profissionais, que desenvolvem sua credibilidade através da sua imagem e das ações do dia-a-dia.
O líder como modelo de inspiração permite que os profissionais espelhem-se nos exemplos mostrados, incluindo ética, responsabilidade social, crescimento, conhecimento técnico e resultados.
Hoje respondi uma pesquisa sobre as características que considero de um lider, escolhi 7 entre 20 características, conforme abaixo:
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER ADMIRADO
Buscamos várias qualidades especiais nos nossos líderes. Nossa pesquisa indica que os atributos listados abaixo são a maior parte dessas qualidades. Dessa lista de 20 atributos, pedimos para selecionar sete que são mais importantes para você e de alguém que admira e gostaria de seguir. Faça um ‘X’ em frente ao atributo. Não precisa colocar em ordem de importância.
Ambicioso (aspira algo, trabalha duro, lutador)
Imaginativo (criativo, inovador, curioso)
Auto controlado (auto disciplinado)
Independente (autoconfiante, auto-suficiente)
Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)
Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)
Confiável (consciencioso, responsável)
Inteligente (esperto, intelectual, lógico)
Cooperativo (colaborativo com o time)
Justo (sem preconceitos, objetivo)
Corajoso (ousado, sem medo)
Leal (devotado)
Cuidadoso (tem compaixão, preocupado, amoroso)
Maduro (experiente, tem profundidade)
Determinado (dedicado, resoluto, persistente)
Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)
Franco (direto ao ponto)
Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)
Honesto (integro, confiável, tem caráter)
Protetor (auxilia, conforta, oferece ajuda)
É evidente que um bom líder precisa ter todas essas características, porém algumas são prioritárias e permite que você possa, em primeiro lugar, desenvolver a confiança de sua equipe.
Eu votei nas seguintes:
Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)
Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)
Confiável (consciencioso, responsável)
Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)
Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)
Justo (sem preconceitos, objetivo)
Corajoso (ousado, sem medo)
Nas próximas semanas devido com vocês o resultado da pesquisa.
Eu gosto muito dos conceitos utilizados pelo James Hunt em " O monge e o executivo", onde o líder decide ser lider através das suas escolhas em como se portar, como se desenvolver e como tratar as pessoas.
Sucesso!
Floro
Leia o artigo na íntegra:
O líder como modelo e inspiração
RH
Confira o caso Southwest Airlines e de seu líder de mudança, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos
Para os colaboradores da Southwest Airlines, companhia aérea norte-americana, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos, é um modelo de comportamento. Sua aposentadoria como CEO foi recebida com tristeza, mas não foi um trauma para a empresa que ele havia preparado para mudar constantemente e com vigor.
Um filme produzido pela rede de televisão CBS salienta que, após 16 anos de resultados ruins, a empresa fundada em 1971, finalmente, lucrava. Segundo este filme, a Southwest obteve sucesso quebrando todas as regras: deixou de servir refeições, eliminou a primeira classe e oferecia serviço ponto a ponto. Era preciso manter os custos muito baixos, os mais baixos do setor, para que a tarifa fosse também a mais baixa possível e o valor para o cliente fosse o máximo.
Na visão de Kelleher, o grande concorrente da Southwest não eram as demais empresas aéreas, mas o transporte terrestre. O mercado da companhia logo triplicou e, em todas as cidades onde tinham operações, as outras empresas tinham de reduzir seu preço.
O principal fator de sucesso, na visão expressa por Kelleher, eram os funcionários da empresa, que tinham orgulho de trabalhar bem. A Southwest tinha o menor turnover do setor e a melhor relação com funcionários. Tanto eles como o CEO, seu modelo, se divertiam no trabalho.
A força dos funcionários
Kelleher apostava nos funcionários como interface com os clientes e fonte de informações úteis. Em troca dessa confiança, as pessoas se sentiam à vontade para transmitir o que soubessem. Uma colaboradora da emissão de passagens, por exemplo, ouviu, numa festa, que a United Airlines planejava destruir a Southwest.
Às 23 horas, logo que chegou da festa, ligou para seu chefe para alertá-lo da situação e isso deu início à união de esforços para buscar mais informações e agir. Em outra organização, talvez ela não tivesse vontade ou coragem de acionar seu chefe.
A comunicação é um dos pontos forte da Southwest. Os funcionários facilmente chegam a níveis superiores, porque a organização é achatada e a comunicação na horizontal flui mais facilmente do que na vertical.
Em relação à comunicação da visão na empresa, há muito nem é preciso explicar aos funcionários o que significa uma visão. O norte, para eles, é cuidar dos clientes e dos acionistas, para que todos fiquem felizes. “E ‘todos’, na Southwest, é todo mundo mesmo, funcionários inclusive”, ressalta John Kotter, expert em gestão de mudanças.
O respeito à capacidade dos funcionários também os autoriza a realizar a visão da empresa. Kotter recorda o caso de um casal que tinha urgência de embarcar para o funeral de sua neta. Chegaram ao portão de embarque quando o avião já estava para decolar.
Entendendo a gravidade da situação, o rapaz que recebia os cartões de embarque comunicou-se imediatamente com o comandante da aeronave que, por sua vez, retardou a decolagem sem pedir nenhuma autorização e comunicou aos demais passageiros o motivo do atraso. Quando o casal finalmente embarcou, foi recebido da melhor maneira possível diante da circunstância.
“Isso só pôde acontecer, porque os funcionários estão acostumados a fazer isso de maneira contínua. Quando deparam com um desafio grande, têm facilidade de resolvê-lo”, explica Kotter.
A tenacidade é uma das grandes características das pessoas que formam a Southwest, que não esmorecem diante de barreiras. Isso ficou evidente após o episódio de 11 de setembro de 2001, quando a regulamentação governamental e os procedimentos de segurança afetaram as operações aéreas.
Além disso, quando a Jet Blue, outro concorrente de baixo custo, entrou no mercado, colocou um forte desafio à empresa, mas, com sua incrível capacidade de mudar diante da dinâmica do mundo, a companhia saiu-se bem.
Portal HSM
11/04/2011
Leia mais:
Resultados através das pessoas
Gestão de Pessoas: Mentes brilhantes (O acesso aos artigos em PDF está disponível somente para assinantes de HSM Management)
Liderar e não gerenciar
Comentário Floro:
Algumas características básicas têm diferenciado os líderes dos "chefes".
Como já comentei em artigos anteriores, as empresas que apresentam os melhores ambientes para se trabalhar, são as empresas que investem e incentivam o desenvolvimento dos líderes.
Nesta caso não estamos falando de pessoas que assumem cargos, e sim de pessoas que se dedicam ao suporte de sua equipe, que cuidam do crescimento dos profissionais, que desenvolvem sua credibilidade através da sua imagem e das ações do dia-a-dia.
O líder como modelo de inspiração permite que os profissionais espelhem-se nos exemplos mostrados, incluindo ética, responsabilidade social, crescimento, conhecimento técnico e resultados.
Hoje respondi uma pesquisa sobre as características que considero de um lider, escolhi 7 entre 20 características, conforme abaixo:
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER ADMIRADO
Buscamos várias qualidades especiais nos nossos líderes. Nossa pesquisa indica que os atributos listados abaixo são a maior parte dessas qualidades. Dessa lista de 20 atributos, pedimos para selecionar sete que são mais importantes para você e de alguém que admira e gostaria de seguir. Faça um ‘X’ em frente ao atributo. Não precisa colocar em ordem de importância.
Ambicioso (aspira algo, trabalha duro, lutador)
Imaginativo (criativo, inovador, curioso)
Auto controlado (auto disciplinado)
Independente (autoconfiante, auto-suficiente)
Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)
Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)
Confiável (consciencioso, responsável)
Inteligente (esperto, intelectual, lógico)
Cooperativo (colaborativo com o time)
Justo (sem preconceitos, objetivo)
Corajoso (ousado, sem medo)
Leal (devotado)
Cuidadoso (tem compaixão, preocupado, amoroso)
Maduro (experiente, tem profundidade)
Determinado (dedicado, resoluto, persistente)
Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)
Franco (direto ao ponto)
Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)
Honesto (integro, confiável, tem caráter)
Protetor (auxilia, conforta, oferece ajuda)
É evidente que um bom líder precisa ter todas essas características, porém algumas são prioritárias e permite que você possa, em primeiro lugar, desenvolver a confiança de sua equipe.
Eu votei nas seguintes:
Competente (capaz, proficiente, profissional, efetivo)
Inspirador (entusiasta, bem humorado, positivo sobre o futuro)
Confiável (consciencioso, responsável)
Mente – aberta (flexível, tolerante, receptivo)
Pró-ativo (visionário, preocupado com o futuro, senso de direção)
Justo (sem preconceitos, objetivo)
Corajoso (ousado, sem medo)
Nas próximas semanas devido com vocês o resultado da pesquisa.
Eu gosto muito dos conceitos utilizados pelo James Hunt em " O monge e o executivo", onde o líder decide ser lider através das suas escolhas em como se portar, como se desenvolver e como tratar as pessoas.
Sucesso!
Floro
Leia o artigo na íntegra:
O líder como modelo e inspiração
RH
Confira o caso Southwest Airlines e de seu líder de mudança, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos
Para os colaboradores da Southwest Airlines, companhia aérea norte-americana, Herb Kelleher, um dos fundadores da empresa e seu presidente por mais de 30 anos, é um modelo de comportamento. Sua aposentadoria como CEO foi recebida com tristeza, mas não foi um trauma para a empresa que ele havia preparado para mudar constantemente e com vigor.
Um filme produzido pela rede de televisão CBS salienta que, após 16 anos de resultados ruins, a empresa fundada em 1971, finalmente, lucrava. Segundo este filme, a Southwest obteve sucesso quebrando todas as regras: deixou de servir refeições, eliminou a primeira classe e oferecia serviço ponto a ponto. Era preciso manter os custos muito baixos, os mais baixos do setor, para que a tarifa fosse também a mais baixa possível e o valor para o cliente fosse o máximo.
Na visão de Kelleher, o grande concorrente da Southwest não eram as demais empresas aéreas, mas o transporte terrestre. O mercado da companhia logo triplicou e, em todas as cidades onde tinham operações, as outras empresas tinham de reduzir seu preço.
O principal fator de sucesso, na visão expressa por Kelleher, eram os funcionários da empresa, que tinham orgulho de trabalhar bem. A Southwest tinha o menor turnover do setor e a melhor relação com funcionários. Tanto eles como o CEO, seu modelo, se divertiam no trabalho.
A força dos funcionários
Kelleher apostava nos funcionários como interface com os clientes e fonte de informações úteis. Em troca dessa confiança, as pessoas se sentiam à vontade para transmitir o que soubessem. Uma colaboradora da emissão de passagens, por exemplo, ouviu, numa festa, que a United Airlines planejava destruir a Southwest.
Às 23 horas, logo que chegou da festa, ligou para seu chefe para alertá-lo da situação e isso deu início à união de esforços para buscar mais informações e agir. Em outra organização, talvez ela não tivesse vontade ou coragem de acionar seu chefe.
A comunicação é um dos pontos forte da Southwest. Os funcionários facilmente chegam a níveis superiores, porque a organização é achatada e a comunicação na horizontal flui mais facilmente do que na vertical.
Em relação à comunicação da visão na empresa, há muito nem é preciso explicar aos funcionários o que significa uma visão. O norte, para eles, é cuidar dos clientes e dos acionistas, para que todos fiquem felizes. “E ‘todos’, na Southwest, é todo mundo mesmo, funcionários inclusive”, ressalta John Kotter, expert em gestão de mudanças.
O respeito à capacidade dos funcionários também os autoriza a realizar a visão da empresa. Kotter recorda o caso de um casal que tinha urgência de embarcar para o funeral de sua neta. Chegaram ao portão de embarque quando o avião já estava para decolar.
Entendendo a gravidade da situação, o rapaz que recebia os cartões de embarque comunicou-se imediatamente com o comandante da aeronave que, por sua vez, retardou a decolagem sem pedir nenhuma autorização e comunicou aos demais passageiros o motivo do atraso. Quando o casal finalmente embarcou, foi recebido da melhor maneira possível diante da circunstância.
“Isso só pôde acontecer, porque os funcionários estão acostumados a fazer isso de maneira contínua. Quando deparam com um desafio grande, têm facilidade de resolvê-lo”, explica Kotter.
A tenacidade é uma das grandes características das pessoas que formam a Southwest, que não esmorecem diante de barreiras. Isso ficou evidente após o episódio de 11 de setembro de 2001, quando a regulamentação governamental e os procedimentos de segurança afetaram as operações aéreas.
Além disso, quando a Jet Blue, outro concorrente de baixo custo, entrou no mercado, colocou um forte desafio à empresa, mas, com sua incrível capacidade de mudar diante da dinâmica do mundo, a companhia saiu-se bem.
Portal HSM
11/04/2011
Leia mais:
Resultados através das pessoas
Gestão de Pessoas: Mentes brilhantes (O acesso aos artigos em PDF está disponível somente para assinantes de HSM Management)
Liderar e não gerenciar
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