Pular para o conteúdo principal

Quais funções podem ser chamadas de masculinas ou femininas?

Meus Caros,
Quanto tempo! Espero que vocês estejam bem.
Nossos clientes estão correndo muito e precisamos estar próximos nessas horas de crescimento.

Mês passado fui convidado para uma entrevista onde o foco principal era saber se existem funções que podem ser chamadas de femininas ou masculinas.

Percebemos que de nos últimos 10 anos, as mulheres estão conseguindo uma abrangencia muito maior no mercado de trabalho, absorvendo uma série de atividades, até então, denominadas de funções masculinas.

Da mesma forma, com as mulheres alcançaram um domínio maior nas atividades "masculinas", os homens também atuam em funções "femininas".

Minha visão é dizer que, cada vez mais, as funções de trabalho ficarão "unissex". Mesmo as que requeiram uma maior força física, que como vemos, não é mais um privilégio masculino.

Segue abaixo algumas conquistas de funções:

Homens conquistaram:
enfermeiros;
secretários;
atendentes de call center;
professores infantis;
bibliotecários;
pedagogos;
tarefas de casa;

Mulheres conquistaram:
engenharia;
DJs;
jogadoras de futebol;
piloto de avião;
arbitras e bandeurinhas de futebol;
lutadoras (todos os tipos de lutas);
corretoras de imóveis;
vendedoras;
gerentes comerciais;
policiais;
programadoras (TI);
motoristas e taxistas;
estoquistas;
comentaristas esportivas;
gerentes de bancos;
pedreiras;
eletricistas;
políticas;
faz tudo (Tema de novela: Fina estampa - A Lilia Cabral está ótima).

Considerações sobre o momento que estamos vivenciando:

As mulheres conquistaram o mercado de trabalho;
Um significativo número de lares são sustentados por mulheres;
Mulheres participam muito fortemente, cada vez mais, nas decisões de compras;
Os salários das mulheres ainda estão abaixo dos salários pagos para os homens;
Os homens ainda ocupam a maioria dos cargos de liderança;
6o% das matrículas um cursos superiores são de mulheres;

Em pouco tempo (10 a 15 anos) as mulhres serão maioria nos cargos de liderança;

Percebo que nesta transição, onde as mulheres estarão ocupando a maioria dos cargos de liderança, a tendência seria de que, neste período, os salários seriam equivalentes.
Porém, estaremos eenfrentando uma maior concorrência e, por consequência, uma redução mas margens de lucro.
Por essa razão, entendo que a tendência é que os salários estejam equivalentes, mas para o nível de salários atual das mulheres.

Entendo que os ou as profissionais que estarão se destacando no mercado, são que busquem trabalhos desafiadores e que tragam realizações pessoais e profissionais e, em decorrência, melhores resultados para todos.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...