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Como aproveitar ao máximo um dia de trabalho

Pessoal,
Espero que vocês estejam bem.
Achei bastante interesssante a matéria escrita pela Camila Lam, publicada pela Exame.com, sobre "Como aproveitar ao máximo um dia de trabalho"

Aproveitem!!!


Especialistas afirmam que realizar muitas tarefas no dia não significa que o profissional está aproveitando bem o horário de seu expediente.

Listar as tarefas diárias é o primeiro passo para que o dia seja aproveitado ao máximo

São Paulo – Valorizar suas tarefas diárias é um passo para que seus objetivos de carreira de médio e longo prazo sejam alcançados. “Se o profissional se vangloriar demais de suas conquistas, das metas atingidas e dos reconhecimentos, ele tenderá a repetir os comportamentos do passado e estará mais distante de mudanças e novos aprendizados”, afirma Caio Brisolla, diretor-executivo da Marcondes Consultoria.

Marcelo Marques, CEO da Kanui, trabalhou durante sete anos no mundo corporativo antes de entrar em uma startup e recomenda que todo profissional deve se perguntar as razões antes de realizar uma tarefa.
“E tentar enxergar a visão do todo, não é porque o serviço é simples que você não o fará bem feito”, afirma.

Confira as recomendações para que um dia no trabalho seja bem aproveitado:

1. Faça uma lista

Observe sua rotina de trabalho e anote tudo que você gostaria de fazer. Dessa maneira, a organização auxiliará para que cumpra suas tarefas obrigatórias e busque aprender outras novas.

Comentário Floro:
Sugiro que nesta lista de atividades incluam as prioridades do trabalho (urgente, importante). Lembrando de atuar nas importantes a tempo dessas não tornarem-se urgentes.

2. Informe-se

“Procure ter clareza sobre o que é esperado do seu trabalho, não deixe passar batido nenhuma dúvida, pois isto pode prejudicar o seu desempenho”, diz Brisolla. Se a vergonha bater em algum momento, não hesite: demonstre que você não entendeu e peça orientação a colegas ou ao superior.

Comentário Floro: Este ponto deve nortear a pró-atividade dos/das profissionais. É bem melhor esclarecer as dúvidas quando essas aparacerem do que ser necessário rafazer o trabalho por falta de entendimento.


3. Verifique suas condições de trabalho

Detalhes como ferramentas, funcionamento do computador, verba ou até mesmo o auxílio de uma equipe precisam ser checados antes do começo de um dia de trabalho.

Reparou que a internet não está funcionando e é indispensável para a realização de suas tarefas? Busque soluções e comece a trabalhar.

Comentário Floro: Planejamento dos equipamentos e recursos necessários para realizarmos um trabalho, trará a segurança para que as atividades aconteçam com fluidez. Falar com pessoas que já passaram pela experiência anterior, pode minimizar os riscos das surpresas.

4. Atente aos feedbacks

Para a coach executiva Jaqueline Weigel, às vezes, falta clareza nos papeis no ambiente de trabalho e algumas informações são indispensáveis para que o profissional execute bem suas demandas.

“Pergunte ao seu chefe, o que é muito importante no meu papel?”, ensina ela. A razão? “As pessoas podem ter uma percepção errada do que é realmente importante no trabalho”, afirma.

Brisolla completa que um feedback pode dar pistas se o profissional está trabalhando bem (ou não) e nos pontos que ainda precisa desenvolver no dia a dia.

Comentário Floro:  O feedback é um processo escencial no desenvolvimento de pessoas e equipes. Tudo começa com a clareza do que precisa ser feito. Não é o que falamos que caracteriza uma comunicação, e sim o que nossos/nossas interlocutores/as entendem.
Se temos a responsabilidade para a conclusão de uma tarefa ou trabalho, precisamos assegurar que nossa mensagem foi transmitida e entendida como deveria ser.
Isso evita retrabalhos e stress na entrega dos trabalhos.
Quando o processo começa bem, com a compreensão das informação passada, o feedback será muito mais efetivo, sendo avaliado quando da sua eficiência.
5. Não se acomode

Mesmo que seja um dia comum no trabalho, especialistas afirmam que sempre é preciso buscar mais. Se as metas foram alcançadas, procure se superar.

Comentário Floro: Aqui podemos perceber o engajamento das/dos profissionais. Quem apenas entrega as tarefas está sendo pago para isso. Profissionais que entragam mais, com mais qualidade e com possibiloidade de melhorar resultados para a empresa, serão considerados como potenciais para futuras posições de maior responsabilidade.

6. Aprenda a dizer não

Para que o seu dia renda e seja produtivo, às vezes é preciso que o profissional evite abraçar todas as tarefas que chegam até ele. Limites precisam ser impostos pela própria pessoa e procurar demandas somente para que ela se sinta atarefada é um erro.

Comentário Floro: Quando existe um alinhamento entre suas prioridades e as prioridades da sua área, isso direciona seu foco de atuação.
Urgencias fora dessas prioridades deverão ser levadas aos gestores para entender se será necessário mudar a prioridade.

7. Reclame menos

“As pessoas reclamam demais e fazem muito pouco”, afirma Jacqueline. A coach recomenda que reclamações sejam feitas em uma conversa entre amigos ou familiares, durante o expediente foque no que precisa ser feito.

Comentário Floro: Muito fácil perceber! Existem pessoas que quando se aproximam você já imagina algumas nuvens carregadas sobre a cebaça dessas pessoas. Na maioria das vezes dizemos lá vem problemas. Essas pessoas passam a maior parte do tempo maldizendo suas atividades, seus chefes e a vida. Sugerimos que se afaste dessas pessoas, pois isso contamina.
Não queira que as pessoas pensem isso quando é você que se aproxima delas.
É muito chato falar com pessoas que reclamam. 
8. Tenha controle de suas tarefas

“Muito do estresse corporativo é resultado da falta de controle das atividades que precisam ser realizadas”, diz Marques. Se a agenda de um profissional consta uma lista de demandas atrasadas, o dia dele só será bem aproveitado se ele resolvê-las.

Ele afirma que qualquer objeto que auxilie na organização de tarefas é válido, desde aplicativos para tablets e celulares ao calendário do correio eletrônico.

Comentário Floro: O planejamento das atividades contribue para evitarmos as urgencias. A urgencia é decorrente de qua alguém não deu a devida prioridade ao que era importante em algum momento. Entender o que causou a urgencia é algo que possibilita trabalharmos com ênfase no que seja importante antes que se torne urgente.

Depois de realziarmos as tarefas e atividades da nossa função é a hora de trabalharmos para atingirmos nosso objetivo de longo prazo.

Identifique seus objetivos de longo prazo e prepare as metas de curto prazo para possibilitar sua evolução pessoal e profissional. Quais competências e comportamentos você precisa desenvolver para ser considerado para a função que você imagina ocupar.

Inclua suas metas de curto prazo na sua agenda.

Sucesso à vocês!

Floro

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