Pular para o conteúdo principal

Decisões de ontem trouxeram você até aqui!


Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Fernando Fernandes, neste artigo, aborda um tema importante que define as principais diferenças na evolução pessoal e profissional.

Os efeitos de nossas decisões levam um certo e considerável tempo para surtirem o efeito que esperamos.

Vejam o artigo e meus comentários em azul:


Como tomar decisões sábias?

As escolhas que fazemos hoje, determinarão o que seremos no futuro.

23/01/2013

inShare

"As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no". — Bernard Shaw

Comentário Floro:
Cada vez mais vejo confirmado que a evolução está nas mãos de quem quer buscar sua evolução. O gerenciamento de carreira está, cada vez mais, nas mãos dos colaboradores.


Acredito que nossa vida, desde que nascemos, é feito através de decisões e escolhas. Escolhemos algum caminho e decidimos segui-lo. Escolher e decidir são duas coisas diferentes. Decidir tem a ver com atitude.

Comentário Floro:

Vejo muitos profissionais esperarem que a empresa decida sobre seu caminho e fica muito mais na defensiva, deixando de buscar seus projetos que garantam sua realização.
Quando chegamos à fase adulta, começamos a colher os frutos de algumas decisões que tomamos na juventude ou mesmo na adolescência. A faculdade que escolhemos, o curso que fizemos, o emprego que rejeitamos, a garota que namoramos e a mulher com quem casamos. Todas essas decisões criam o pano de fundo de nossa história, que ao mesmo tempo, tece e constrói o formato de nossas vidas, moldando o que seremos como pessoas.

Comentário Floro:

Nossas decisões irão impactar nossas vidas pelo tempo que o caminho que escolhemos estiver atendendo nossas expectativas. Hoje nada mais é para sempre. Podemos sim rever nossos caminhos e tomar outras decisões que nos permitam alcançar nossas realizações.
É verdade que se pudéssemos viajar no tempo, conseguiríamos consertar algumas coisas; mudar algumas decisões que tomamos e, escolher outros caminhos. Mas não podemos. No entanto, se não podemos interferir no passado, podemos mudar o nosso futuro. Sim, através de mudança em nossos hábitos, conduta e escolhas, é possível mudar nosso futuro para melhor.

Comentário Floro:

As decisões que tomamos até agora, foram as certas, ou as que tiveram a permissão de acontecer. Não vale a pena ficarmos lamentando a forma que definimos nossos caminhos.
A partir de agora conseguimos mudar o que não está de acordo com nossas expectativas e, se tivermos que mudar, agora é a hora de decidirmos, porquê os resultados das novas decisões, ainda irão demorar algum tempo para acontecer.

Se você não está feliz com as decisões que tomou - ainda a tempo. Não se desespere. Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que estão deprimidas porque as escolhas que fizeram as tornaram pessoas infelizes e inseguras. Claro, todos nós desejamos ter sucesso. No entanto, costumamos acreditar que conseguir bons empregos, boas casas, carros e bons salários fará que nos tornemos felizes e seguros. É isso o que nos vendem. Caros amigos, isso na verdade, e sim uma grande armadilha. Não podemos considerar isso como uma verdade absoluta, se não, não veríamos tantas pessoas bem sucedidas, infelizes e deprimidas. Preste atenção. "Não é o sucesso que traz felicidade, é a felicidade que traz o sucesso".

Comentário Floro:

Muito interessante a forma de enxergar do Fernando Fernandes. Acrescento ainda que quando perseguimos o sucesso da forma que ele (sucesso) nos é colocada, buscamos apenas bens materiais, o que ainda nos conduz a um vazio interior. A idéia aqui é entendermos, de acordo com nossos critérios internos, entendermos o que precisamos buscar para termos sucesso.
Os desejos interiores são os que devem prevalecer.


Lá no fundo, o desejo dos seres humanos é a felicidade. Os bens materiais seriam apenas os meios. Quando estamos ou somos felizes, aquilo que possuímos não faz muita diferença. Infelizmente, temos a tendência de focar "no que não temos". Se você está desempregado ou mesmo infeliz com as escolhas que fez, pare e faça uma análise. Lembre-se que você é o dono de seu destino. No teatro da vida, você deve atuar no centro do palco, e não ficar escondido na plateia e no anonimato. Assuma que cabe a você, pegar as rédeas de sua vida e conduzi-la a um lugar seguro e tranquilo. Ficar na cama chorando, deprimido com pena de si mesmo e lambendo as feridas, só aumentará a dor e a angústia. Levante-se, olhe no espelho e encontrará o responsável pelos seus erros. Admita isso e decida mudar.

Comentário Floro:

Nossa sugestão é traçar um plano para o futuro, identificando como você gostaria de estar nospróximos 10 anos.
Sugerimos também que projetem sua visibilidade nas seguintes esferas:

Pessoal;
Social;
Físico-lazer;
Familiar;
Profissional.

Depois pensem em um plano de curto prazo para começar a obter as competências, os comportamentos e os recursos necessários.
Ajuste asosuas metas para alcançar os objetivos.

"Não existe outra causa para o fracasso humano senão a falta de fé do homem em seu verdadeiro ser". - William James

Quando Walt Disney fracassou em seus dois primeiros empreendimentos, ele decidiu não ser um derrotado. Ele se levantou e persistiu. Decidiu não cruzar os braços ou "jogar a toalha". O resultado todos nós conhecemos. Abraham Lincoln era um advogado sem expressão e tudo que fazia dava errado. Vivia sempre “duro” e sem clientes. Resolveu entrar na política e se candidatou a todos os cargos que possa imaginar. Sempre saiu derrotado das urnas. Um dia, decidiu se candidatar para presidente. Todos o ridicularizaram, achando que seria mais um fracasso. O resultado? Tornou-se um dos presidentes mais importantes que a América já teve. Ele mudou seu futuro.

Comentário Floro:

Não consigo ver sucesso sem um longo trabalho e muitos recomeços.

Bem, se deseja mudar seu futuro, deve começar agora, já. Não deixe para amanhã. Levante-se e comece a planejar o que e como fazer para mudar seu destino.

Comentário Floro:

Quanto antes decidir por novos caminhos ou a manutenção e perseverança no caminho que está é o que vai reforçar suas forças.

"A pessoa interessada no sucesso deve aprender a encarar o fracasso como uma parte saudável e inevitável do sucesso para chegar ao topo". - Joyce Brothers

Um grande abraço a todos,



Fernando Fernandes

Comentários

A frase "Não é o sucesso que traz felicidade, é a felicidade que traz o sucesso" reflete exatamente o tema principal do livro "O jeito Harvard de ser feliz".
Este aborda a seguinte teoria: nossa felicidade não está condicionada a realização de nossas metas pessoais, mas que se mantermos uma atitude positiva independente de realização, isto refletirá em nossa carreira e vida pessoal possibilitando o sucesso.
Recomendo a leitura !

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof