Pular para o conteúdo principal
Pessoal,
boa tarde!
Espero que vocês estejam bem.

Gostei muito da abordagem de que, em ambientes onde se pratica a confiança entre as pessoas, conforme abordado por Sthephen Covey, os processos são mais rápidos e mais econômicos.

Recomendo a leiture deste livro - A velocidade da confiança - Stephen M. R. Covey para o desenvolvimento em prol desses ambientes.

Encontrei uma outra visão de confiança e compromisso, descrita pelo Prof. Gasalha, onde coloco meus comentário, contruindo um link entre confiança e compromisso com a evolução da carreira profissional.

Aproveitem!

José Floro Sinatura Barros.


As sete leis para inspirar confiança e compromisso

Frequentemente, a Filosofia, mãe de todas as ciências, é menosprezada nos estudos de gestão e na elaboração de estratégias de negócio. Para muitos “pragmáticos”, trata-se de “perfumaria”, de palavrório vazio, de embromação. O mesmo ocorre com empreendedores. Muitos são espertos, talentosos, cheios de energia, mas não gostam muito de pensar. Na hora, de discutir valores e princípios, começam a bocejar. São tomados pelo tédio sempre que os parceiros tratam de posturas, comportamentos e outros elementos intangíveis da atividade. Sua crença, muitas vezes, se resume a ter um sonho e a tentar atingi-lo com rapidez.

Comentário Floro:
Infelizmente podemos notar essa realidade no dia-a-dia. Temos a sensação de que agir bom senso e ética é careta, coisa ultrapassada.

Não quero aqui me aprofundar no sentido da filosofia, quero trazer mais para perto da nossa realidade, como podemos ajudar a melhorar nossa comunidade.

Sugerimos o engajamento de pessoas em Clubes de Serviços (Rotary, Maçonaria, Lions, trabalhos voluntários em instituições não governamentais), onde o objetivo está em prestar serviços às comunidades, valorizando assim a disposição do seu tempo para melhorar, sem pensar em ganhos individualizados, o ambiente que você vive.   

Em meus estudos detectei que o desprezo pela filosofia normalmente gera cenários organizacionais marcados pela ausência de confiança e de compromisso. Quando falo de filosofia, não me refiro necessariamente às teorias de Sócrates, Platão, Aristóteles e Kant. Reporto-me ao “pensar” puro e simples, à elaboração de modelos mentais que representem nossas interações com o mundo. Então, inspirado por ensinamentos de Lao Tsé, Sun Tzu e Deepak Chopra vou delinear as sete leis que podem ser aplicadas ao pensamento empreendedor e gerar organizações mais dinâmicas, inteligentes e capazes de gerar resultados:

Comentário Floro:
Gosto muito da idéia de aproximar o que pode ser feito no cotidiano.

Lei 1 - A fonte de toda criação é a consciência - Para um empreendedor, a consciência é elemento de criação. Esse saber agrega valor a sua atividade. Ser consciente também significa prestar atenção nos diferenciais do negócio e nas continuas mudanças do seu ambiente de atuação.

Comentário Floro:
A conceituação do empreendedor, dentro da minha visãõ, é de quem quer inovar, quer procurar novas formas mais otimizadas de fazer as coisas, está sempre em busca de novidades e novas oportunidades dentro do seu ambiente de trabalho.

Lei 2 - A energia flui através do intercâmbio - Quem participa de um sistema deve ter compromisso. Caso contrário, a energia aplicada à ação será sempre mínima. Se você quer inspirar confiança, tem que começar confiar nos outros.

Comentário Floro:
As situações favoráveis são aquelas situações que beneficiam várias pessoas, principalmente quando exuiste o empenho de mais pessoas para que os resultados aconteçam.

Os relacionamentos de confiança são os que alavancam os negócios.

Lei 3 - A causalidade é múltipla e complexa - Nesta realidade que nos cabe viver, e que nos parece cada vez mais complexa, dinâmica e incerta, não se pode recorrer sempre à sofisticação. Confundimos realidades com soluções. Podemos dizer que o sofisticado se conecta ao complicado, enquanto o singelo se liga ao complexo.

Comentário Floro:
Sou rotariano a muitos anos, e gosto muito da forma simples como a organização encara as situações, utilizando a Prova Quádrupla, transcrita a seguir:

Aquilo que estamos falando ou fazendo:

1. É a verdade?
2. É justo para todos os interessados?
3. Criará boa vontade e melhores amizades?
4. Trará benefícios para todos os interessados?


Parece simples, mas é pouco usado.

Seguramente diminuiria o stress das situações.

Lei 4 - Pensamentos, palavras e ações devem estar conectados - A origem da autoconfiança quase sempre está na autoestima. E isso é algo que se vai conseguindo desde a infância, pela quantidade e qualidade dos estímulos e reforços que vamos recebendo.

Comentário Floro:
Uma forma consistente de aumentar a autoestima está em definirmos o que queremos conseguir, desenvolver o plano de ação, colocar em prática, articular com pessoas que estiverem alinhadas com os objetivos e comemorar cada uma das conquistas, com quem veio a participar do projeto.

Percebendo sua força, não vai independer do reconhecimento alheio, o que não é garantia de que aconteça, para continuar a buscar suas realizações, celebrando cada conquista.

Lei 5. Atenção e intenção são fundamentais à realização - Temos que saber o que exatamente merece nossa atenção. Aquele que realiza alguma coisa precisa aprender a selecionar, a priorizar e, depois, por meio da intenção, escolher a melhor trilha. A atenção nos faz alertas para, com grau mínimo de estresse, mobilizarmos os neurônios nessa tarefa.

Comentário Floro:
Atenção nos garante a conexão com o ambiente, com foco na realização de nossos objetivos.

Aqui cabe um comentário interessante:

Quando julgamos alguém pelo que fez, julgamos pela ação realizada, pelo que pudemos ver e pelo resulrado que causou;

Quando nos julgamos, ou somos julgados por outras pessoas, queremos ou gostaríamos de ser julgados devido às nossas intenções.

Dois pessos, duas medidas?

Lei 6 - As expectativas do outro devem ser respeitadas - Muitas pessoas sempre encontram razões, somente suas, para não cumprir o combinado. O empreendedor sabe da importância de se obter a confiança do cliente, e para isso tem que cumprir o combinado.

Comentário Floro:
Interpretar os objetivos das outras pessoas, nos ajudam a confirmar que cada um tem seu objetivo e busca suas realizações de uma forma individualizada.

Saber o que é importante para a pessoa, está em um dos principais diferenciais entre o líder e o chefe.

Lei 7 - Vidas devem ter propósitos - A paixão surge do fluxo energético concentrado no que se faz. Todos nós podemos colocar paixão em nossas atividades, por mais frios que aparentemos ser. A energia está aí. O que precisamos fazer é canalizá-la e focalizá-la. Trata-se de transformar a energia potencial (baseada em nosso talento) em energia cinética, aquela que dá vida, aplicando esse talento à realidade.

Comentário Floro:

Propósito, objetivos de longo prazo, sonhos, ideal de realização ou qualqiuer seja o nome dado ao seu sonho de realização, está entre um dos principais pontos que ajudam aos profissionais no planejamento e gerenciamento da sua carreira.

Esta definição dos objetivos de longo prazo, contribuem, e muito, no direcionamento das centnas de decisões que tomamos todos os dias.

Decisões direcionadas para os objetivos de longom prazo, contribuem para encurtar os tempos da realização de nossos objetivos!

Sucesso!
Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof