Pular para o conteúdo principal

De quantas M&A você já participou?

Pessoal,
Boa noite!
Espero que vocês estejam bem.

Qual é a sua resposta à esta questão?

Vamos voltar um pouco. Primeiramente, quem está fazendo esta pergunta? 

Os headhunters estão incluindo esta pergunta nas entrevistas para selecionar executivos. As empresas sabem que passarão por fusões e aquisições logo e com frequência. Por isso, quem já vivenciou uma situação como esta, poderá ter mais facilidade de vivenciar outras.

Estamos vivenciando um considerável aumento na quantidade de Merge (Fusões) & Acquisitions (Aquisições) em nosso mundo corporativo.

Alguns estudiosos afirmam que todas as empresas, com menores chances, as empresas estatais, evidentemente, em um período de 2 anos, passarão por fusões ou aquisições.

O mercado globalizado vem forçando situações que exigem essas situações para as empresas com o objetivo de aumentar a competitividade em mercados locais e internacionais. 

Pessoalmente vemos profissionais reagindo às fusões e aquisições das formas mais diversas, mas o principal foco está na tentativa de manutenção do próprio emprego, o que não deixa de ser natural.

Analisando, de uma forma simplista, as fusões e aquisições trazem "imposições" de processos e ajustes nas quantidades dos profissionais, ou seja, aconteceram demissões na grande maioria dos exemplos acontecidos e continuarão acontecendo.

Temos percebido que já existem profissionais especializados em conduzir fusões e aquisições. Estes, podemos avaliar como um exemplo claro de profissional do futuro. São trabalhos finitos, trabalhos por projetos na condução das implantações dos processos e definição das equipes de profissionais que permanecerão na empresa e os profissionais que sairão da empresa.

Isso parece uma situação muito complicada, pois os profissionais irão trabalhar em uma fusão ou aquisição não tendo a certeza de que ele/ela mesmo/mesma permanecerá na nova equipe. 

Por outro lado, quem participa e contribui para as fusões e aquisições terão aberto outras oportunidades de trabalho nos próximos processos que continuarão a acontecer em números constantemente crescentes.
  
Segundo pesquisa da consultoria britânica Changefirst, para cada R$ 1 investido em gestão da mudança, as empresas têm um retorno de R$ 6,50. A aplicação de princípios da gestão da mudança organizacional não apenas evita prejuízos e contribui para um melhor clima nas empresas, como dá um retorno efetivo nos negócios.
Algumas dicas de gestão de mudanças para empresas que planejam processos de fusão e aquisição:
1. Entenda a cultura organizacional: tão importante quanto investigar riscos fiscais, trabalhistas, previdenciários, entre outros, que podem gerar um passivo tangível à empresa compradora (foco de uma due diligence), é investir no entendimento da cultura organizacional, políticas de gestão de pessoas, identificação dos principais stakeholders e capacidade de mudança das pessoas da empresa alvo de compra. Diferenças culturais muito gritantes, entre outros aspectos intangíveis, podem dificultar o processo (demandando mais tempo e investimentos) ou mesmo inviabilizar uma aquisição ou fusão.
2. Forme um comitê de gestão da mudança: estruture um comitê da mudança para estar à frente do plano de gestão da mudança, tendo nesse grupo pessoas de respaldo na organização que possam compreender os reais impactos. Assim, no momento do anúncio oficial da mudança, esse comitê possa ser apresentado para dar segurança às pessoas e servir como uma fonte de informações.
3. Reserve orçamento para gestão da mudança: de nada adianta planejar tudo, se a empresa não reservou um orçamento adequado para a realização das ações. Em outras palavras, ao estudar uma operação de fusão e aquisição, as empresas devem incluir em seus orçamentos os custos para ações de gestão da mudança.
4. Aja com respeito em todas as relações: a empresa compradora deve demonstrar respeito à cultura da empresa comprada. Esse respeito deve estar presente desde o fechamento do negócio e, principalmente, na postura dos gestores e colaboradores da empresa compradora. Entender a posição fragilizada dos colaboradores da empresa comprada e ter humildade para reconhecer onde eles são melhores, tornam o relacionamento pós-aquisição mais harmônico e produtivo. Cuidado redobrado ao tratar de empresas declaradas como concorrentes.
5. Construa o discurso sobre a mudança: para uma transição efetiva, é fundamental deixar claro para os públicos impactados o porquê da mudança, quais benefícios ela pode lhes trazer e até os riscos da demora ou não adoção. Para isso, não basta um e-mail ou um comunicado geral - é imprescindível que haja envolvimento pessoal das lideranças nesse processo. Cada líder deve ter preparado o seu "discurso de elevador" (a essência da mudança) e incorporá-lo para ser apresentado em três minutos, se necessário.
6. Conheça os impactos organizacionais: são muitas as ações de gestão de mudanças que podem ser conduzidas, mas não há como deixar de fora a "análise de impactos organizacionais". Conhecer profundamente os impactos que a mudança traz, analisados por diferentes dimensões, representa ter nas mãos um poderoso instrumento para entender possíveis resistências e necessidades diferenciadas de atuação nesse complexo processo de mudança.
7. Comunique de uma forma clara e contínua: a comunicação é um poderoso instrumento, principalmente em se tratando de processos de mudança, e, por isso, deve ser conduzida de forma cuidadosa, a partir de uma estratégia bem desenhada, considerando os diferentes públicos e o grau de impacto. Não se deve utilizar apenas a comunicação escrita como forma de difusão das informações, mas estimular a comunicação face a face, manter canais abertos para manifestações e feedbacks, e adotar formas de mensuração da eficácia da comunicação. Obter o retorno do público faz toda a diferença e pode municiar fortemente a equipe de gestão de mudanças.
8. Lembre-se que a assimilação da mudança requer tempo: a liderança responsável por conduzir as mudanças deve compreender que as pessoas reagem de forma diferente. Há um comportamento diante da mudança que percorre uma trajetória, partindo do estágio da negação para se chegar à adoção, mas cada um necessita de um tempo diferente. Não há como esperar uma reação e/ou resultado equivalente em grupos com características distintas ou submetidos a situações diferentes.
9. Cuide para não perder as pessoas-chave: é comum notar nas empresas em processos de fusão a saída de profissionais brilhantes, fundamentais ao negócio, simplesmente por falta de informação sobre o seu futuro na nova organização. A gestão de mudança, em conjunto à gestão de pessoas, deve priorizar um plano de ação para retenção dos profissionais. Deve-se informar no tempo certo o que está por vir e o que está planejado a esses profissionais. Certamente a concorrência estará de olho nos melhores perfis num momento frágil como esse.
10. Estabeleça marcos de mudança valorizando o legado: é comum haver o desaparecimento ou descontinuação de produtos, áreas de negócios, marcas e, em muitos casos, do nome da empresa comprada. Uma relação de apego a esse nome pode ser natural, inclusive envolvendo questões de identidade, quando pessoas usam como sobrenome o nome da empresa. Uma sugestão é promover ritos de passagem, proporcionando momentos especiais (eventos) para marcar de forma honrosa a transição ou descontinuidade, ressaltando o quão importante foi para a história da organização e apresentando as razões que levaram a isso.

Estejam preparados pois se ainda você não passou por uma fusão ou aquisição, tenha a certeza que você está muito próximo a viver a primeira.
Abraços!
Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof