Pular para o conteúdo principal

Bom ambiente de trabalho e inovação,

Estamos constatando cada vez mais que o bom ambiente de trabalho influi na inovação, na produtividade e nos resultados das empresas.
Conseguimos perceber a importância do ambiente trabalho nas entidades que pesquisam as melhores empresas para se trabalhar e a constatação de que a lucratividade aumenta em empresas que cuidam do bom ambiente.
As novas gerações X, Y e Z estão enfatizando que o ambiente de trabalho é um dos principais motivadores para a atração e a retenção desses profissionais. Essas novas gerações que estarão dominando o mundo não terão paciência para suportar ambientes que não sejam propícios e tenham muita camaradagem e, evidentemente, possibilidades de crescimento profissional.
Podemos identificar que um bom ambiente de trabalho, propício para inovações, os gestores permitem que os profissionais tenham a liberdade para se desenvolverem e, consequentemente possam desenvolver seus trabalhos e buscar seus resultados, buscando constante inovação .
Algumas práticas que são usadas para amenizar e permitir ambientes de experimentação, que incentiva inovação. Essas práticas podem ser permitidas pelas empresas, mas também podem ser exercitadas individualmente para que possamos permitir um clima mais agradável em nossos departamentos ou mesmo em nossas casas.
Criar grupos de experimentação de novas formas de trabalhos e processos:
Esses grupos podem permitir testes em novas ideias e incentivam a melhoria continuada, trazendo economias e mais efetividade nos resultados; 
Praticar o bom humor: 
Ambientes descontraídos amenizam as situações de pressão que vivemos com muita frequência. Permitir que se exercite o bom humor também colabora na descontração e na liberdade que a organização abre espaço. Evidente que a liberdade deve ser usada com muita responsabilidade e maturidade.
Bom humor é uma fonte de bem-estar dos profissionais. Chefes e gestores mais reservados podem aumentar a distância de suas equipe. 
Valorização do empenho, do engajamento e da eficiência:
Atitudes devem ser reconhecidas. As empresas precisam de profissionais que vistam a camisa, enquanto estiverem integrados na organização. Capacitação é a forma de desenvolver competências que sejam aplicadas nos negócios onde possam ser convertidos em resultados. Em vários momentos pode-se escolher, avaliar e identificar profissionais que se encaixam no ambiente e nos valores da empresa. 
Flexibilização dos erros:
Permitir erros desde que quem os experimentou possa aprender com esses erros e não os cometa novamente.
Incentivar a diversidade: 
Grupos sociais, raciais e outros nichos surgem a todos os momentos. Uma empresa jamais será composta por pessoas de um perfil igual. Portanto é preciso incentivar outras formas de se enxergar os problemas e incentivar a diversidade de ideias. E isso significa entender como cada pessoa funciona melhor e garantir que todos tenham o mesmo tratamento, mas com as variações que sejam mais adequadas. 
Incentivar o reconhecimento e a confiança: 
Reconhecer profissionais que desempenham bons trabalhos é algo que motiva um continuado desenvolvimento. A distinção de quem desempenha um bom trabalho incentiva a auto-realização. Uma dobradinha de sucesso está na competência e na confiança que tenha sido desenvolvida no dia-a-dia.
Prática do Feedback estruturado: 
Feedback é algo que, bem trabalhado, em ambos os lados (quem oferece e quem recebe o feedback) pode ser algo que permite um crescimento pessoal e a melhora do ambiente e dos resultados esperados. 
Ouvir sugestões e novas ideias:
Praticar escuta ativa incentiva profissionais a apresentarem boas ideias e inovações que possam trazer resultados.
Envolver as pessoas:
Todos nós trabalhamos para sermos parte de algo importante na vida. As empresas que conseguem envolver seus funcionários percebem que podem contribuir com as soluções, o incentivo pode desencadear outras participações.
Permitir que os profissionais aproximem-se de suas realizações:
O envolvimento das pessoas que percebem que estão evoluindo profissionalmente, aumenta consideravelmente. As empresas que percebem esta situação e tem bons líderes, essas atividades que permitem o crescimento profissional dos colaboradores e um sentimento de consideração de suas ideias e resultados, traz um reconhecimento e um maior envolvimento desses profissionais.
Abrir espaço para que profissionais alcancem seus sonhos, dentro de uma gama onde esses sonhos alinham-se com os objetivos das empresas, os profissionais estando mais felizes, a eficiência e os resultados dos trabalhos logo aparecem. 

Pensar na sustentabilidade: 

Sustentabilidade engloba três vertentes: Gerar lucro para os acionistas; Gerar empregos para a região onde a empresa está localizada e; Cuidar do meio ambiente.
Percebemos que as novas gerações de trabalhadores e profissionais estão valorizando empresas que têm esses valores.
Vamos mudar a nossa história quando a educação chegar mais próximo do povo. A educação vai fazer com que aumente a crítica e a autocrítica exigindo e decidindo por trabalhar e comprar produtos e serviços apenas de empresas sustentáveis.
Ser transparente sempre:

Não existe nada pior para uma empresa do que os funcionários descobrirem as coisas por meios não-oficiais. Por pior que seja a notícia, não tenha medo de expôr à sua equipe. Uma demissão, por exemplo, pode ser muito menos traumática se você der a notícia antes e procurar auxiliar seu funcionário a fazer a transição de uma forma benéfica para a empresa e para ele próprio. Não ser claro com sua equipe aumenta a confiança e melhora o ambiente  no trabalho.
Criar e incentivar a colaboração:

Gestão do conhecimento garante que as informações e conhecimento não permaneça nas cabeças das pessoas, mas possam permear e serem disseminadas por todos os usuários destas informações e conhecimentos.
A disseminação desta forma de trabalho, incentiva que haja a colaboração entre as equipes, o que aproxima as pessoas, contribuindo também para a melhora do meio ambiente. Cabe aos líderes garantir que essa colaboração funcione de forma que mostre exemplarmente como ele mesmo faz.
Jamais podar novas ideias: 

Incentivos constantes de inovações e novas ideias pode identificar que essas contribuições são aceitas e contribuem para melhorar resultados das diversas formas como contribuir no aumento do faturamento, redução dos custos e otimização continuada dos processos.
Estar em constante preocupação em melhorar o ambiente:

Escutar os profissionais é sempre salutar, pois pequenas coisas e ideias aceitas, geradas pelos funcionários, demonstra que a empresa se preocupa e atende as necessidades legítimas dos profissionais.

Preocupar-se com o ambiente de trabalho, busca entender continuamente as demandas dos profissionais.

Valores éticos e morais devem estar acima de tudo, caso contrário teremos um discurso diferetne da prática, o que faz com que os profissionais percam a confiança no ambiente.
Comentem e contribuam com a discussão.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof