Pular para o conteúdo principal

Decisões egoístas em prol de sua carreira profissional

Pessoal,
Muitio boa tarde!
Espero que voces estejam bem!

Selfie tem sido a expressão do momento.

Conforme a definição corrente, selfie é um tipo de fotografia tirada pela própria pessoa, com o objetivo de divulgar sua imagem em redes sociais.

Pode, aparentemente, parecer uma forma egoísta de autodivulgação, o que, até então, não era uma prática conhecida nem divulgada.

Até então pouco se fazia de autopromoção, mas ainda estamos iniciando uma nova fase.

Considerando os profissionais que iniciam suas carreiras no mercado de trabalho, com todas as ferramentas disponíveis das redes sociais, podemos presenciar uma nova forma de aproximação junto ao mercado de trabalho.

Outra característica que encontramos nos novos profissionais está na constante busca por novos e constantes desafios, juntamente com a possibilidade de crescimento profissional hierárquico mais rápido.

Já conseguimos perceber, mesmo que ainda em pequena escala, empresas buscando soluções para poder receber esses novos profissionais e poder chegar perto das aspirações rápidas de crescimento.

O principal desafio que nossos gestores enfrentarão nesta próxima década, está no atendimento e gerenciamento das expectativas das diversas gerações que estarão presentes, simultaneamente, nos ambientes das empresas.

Em se tratamento de decisões referentes ao desenvolvimento de carreira, as decisões tomadas com uma certa dose de egoísmo, ou seja, voltada para a busca de atividades e funções que tragam realizações pessoais e profissionais, permitirão que se busque desenvolvimento e crescimento profissional.

A carreira profissional pode, e deve, ser vista com um pouco mais de egoísmo.

Ao meu ver, todos ganham.

Os profissionais ganham pois conseguem aproximarem-se das realizações.

As empresas ganham pela dedicação que os profissionais terão enquanto estiverem em um ambiente desafiador onde estarão tornando-se profissionais melhores qualificados e mais competentes.

Hoje não estamos mais vivendo ambientes fiéis entre empresas e profissionais. As empresas, sempre buscando os resultados, não titubeiam em trocar profissionais que não estejam alinhados com o momento em que estão vivenciando.

Exemplo prático presenciamos no futebol. Depois do excelente técnico Tite, ter conquistados todos os títulos possível que um time pode conquistar, seu contrato não foi renovado, devido aos insucessos do ano seguinte.

A visão egoísta da carreira profissional tem sido vista com bons olhos pelos gestores, pois enquanto os profissionais dedicam-se a um aprendizado e melhoria no conhecimento e nos comportamentos, os resultados acontecem.

Novos estudos gerenciais corroboram que quando os profissionais decidem, voluntariamente, estarem nas equipes/empresas, os resultados mostram uma forte tendência de crescimento.

Também, por isso, percebemos uma preocupação e constante investimento das empresas na capacitação dos gestores, os quais estão enfrentando ambientes cada vez mais complexos.
  
Olhar e agir para decidir sua carreira com certa dose de egoísmo (selfie) pode aproximar você ainda mais de suas realizações pessoais e profissionais.

Abraços!

Floro  

Comentários

Anônimo disse…
Caro Floro, mais um grande artigo seu com dicas importantes para nossas VIDAS!

Quando eu era novo não tinha essa visão e não busquei essa abordagem "pessoal" das oportunidades e o tempo passou muito rapidamente...

No final, as corporações não dão a mínima para os profissionais...cada um tem que cuidar de sua carreira por sua conta...é ser profissional, cumprir metas e promessas mas ao mesmo tempo estar de olho nas oportunidades...assim eu faria se pudesse voltar alguns anos atrás!

Mas como não posso, procuro olhar pra frente, pois aos 51 estou no meio do caminho e é preciso se adaptar à nova realidade e se reconstruir, não mais para o mercado, mas para sí mesmo, buscando utilizar as competências desenvolvidas para fazer algo que nos faça felizes... Como dizia Confúcio: "faça aquilo o que gostas e não precisará trabalhar um dia em sua vida"...

Resta aos jovens ousar, empreender mas acima de tudo buscarem o equilíbrio profissional e pessoal.

Um grande abraço Ariel

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...