Pular para o conteúdo principal
Pessoal,
Boa tarde!
Espero que tenham tido um ótimo Natal e que 2014 traga muitos desafios e realizações.

Estou assessorando alguns profissionais que estão participando de processos de Seleção (alguns através de processos de recrutamento e seleção e outros através de processos de hunting) e estamos discutindo os pontos a serem preparados para as entrevistas e as abordagens.

Falar de salário, por exemplo, quando é o momento?

Eu sugiro que, principalmente, se você foi convidado a participar do processo, deixe que a empresa pergunte sobre sua remuneração.

Depois de você responder as perguntas sobre suas experiências, competências e habilidades, ou seja, se você tem o perfil requerido para a função, os valores da sua remuneração incluindo salário, benefícios (carro, plano de saúde, plano de previdência, estudos) bônus, bônus futuros, stock options, serão a base para que a empresa que está te entrevistando pense em uma forma de fazer um convite atrativo.

Um primeiro ponto a ser considerado é avaliar se a empresa, que está te convidando, poderá contribuir com as competências que você precisa desenvolver. Esta resposta é determinante para que você, depois avalie a proposta de trabalho, desafios e remuneração.

No caso da proposta financeira não ser atrativa, a sugestão é de mostrar que o desafio seria interessante, agradecer a oportunidade e, se possível, indicar outra pessoa, de seu conhecimento, que tenha o perfil desejado, para a função.

A mensagem passada, com esta indicação, é que você está acima desta proposta, mas pode ajudar a empresa a encontrar a pessoa a altura.

Caso a proposta financeira seja atrativa, mas ainda não atenda suas expectativas, deixe claro quais os pontos precisam ser ajustados para que você venha a aceitá-la.

Não recomendamos o blefe. Recomendamos que você estude as faixas aceitáveis de todos os ítens importantes para você, como limites e faixas de negociação.

As respostas, de aceitação ou não da proposta, não precisam ser dadas na hora. É prudente que você ouça a proposta, podendo comentar sobre algum ou alguns pontos de melhorias que seriam interessantes para você, peça um tempo para que você tome a decisão, juntamente com sua família, que também têm muito interesse e será afetada pelas mudanças.

Este argumento é sempre um bom álibi para que você não de a resposta na hora. As empresas aceitam bem este timing para a resposta.

Por isso, uma pesquisa do que o mercado paga para uma função como a sua e, melhor ainda, o quanto você vai contribuir com os resultados que a empresa precisa alcançar. Também por isso estamos vendo que os salários fixos estão diminuindo e as partes variáveis dos salários estão aumentando. 

Uma preparação prévia é sempre muito interessante:
  • Identifique todos os pontos a serem considerados;
  • Pense na importância individual desses pontos;
  • Avalie como você está em relação à esses pontos na atual empresa;
  • Avalie os impactos que a oferta recebida vai afetar todos esses pontos por você considerados.
  • Sendo interessante ir para a empresa que está te convidando, indique que pontos precisam ser melhorados;
Uma entrevista deve ser muito bem preparada, por ambos os lados. Sabemos que os empregos não mais para o resto da vida, mas enquanto estivermos lá, é bom que atenda bem ambos os lados
Com a preparação para a entrevista, todos os pontos devem estar claros e muito bem discutidos, para não acontecerem surpresas devido à assuntos não clarificados.

Negociar pontos que possam atingir as expectativas são sempre possíveis e devem ser exercitadas, mostrando os pontos que não atingiram as expectativas.

Profissionais que mostram conhecer o mercado em questão e podem contribuir com a melhora dos resultados, mostrando como conseguiram melhorar os resultados nas empresas em que estão atuando. Neste caso é muito importante comentar as melhorias dos resultados percentualmente, assim não acontece a abertura de informações confidenciais das empresas onde estão trabalhando ou trabalharam. 
Sucesso nas entrevistas.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof