Pular para o conteúdo principal

Ian Thorpe


Pessoal,
Muito boa noite!
Espero que vocês estejam bem.

Ex-nadador australiano Ian Thorpe, ganhador de 5 medalhas de ouro olímpico e 11 títulos mundiais, foi internado em clínica para tratar depressão, informado pelo representante do ex-atleta, James Erskine.

Ian foi encontrado pela polícia vagando,desorientado pelas ruas próximas à casa de seus pais ao sul de Sydney.

Começamos a ver notícias sobre o estado de espírito do atleta logo depois de, depois de tanto tempo como competidor de alta performance, este não conseguir a qualificação e o tempo para participar das olimpíadas de 2012, em Londres. 

Logo após o fato de sua desclassificação e saída do palco dos melhores nadadores do mundo, não por opção própria, surgiram notícias muito frequentes sobre o estado de depressão e uso de drogas pelo Ian Thorpe, sempre desmentidas pelos representantes.

Alguns dias atrás a polícia de Sydney foi chamada pela comunidade devido a Ian Thorpe tentar entrar em um carro, de um suposto "amigo" de Ian. A polícia percebendo tratar-se de Ian, chamou imediatamente uma ambulância para acolhe-lo (que inveja sinto dos serviços públicos da Austrália). 

Outra matéria que apareceu esta semana.

Gustavo Borges assume cargo em importante associação de saúde e fitness.
O ex-nadador Gustavo Borges é o novo integrante do conselho executivo da International Health, Racquet &Scortclub Association (LHRSA), considerada uma das mais importantes associações do mercado de saúde e fitness do mundo. O medalhista olímpico tomou posse do cargo na última sexta-feira (21/03/2014), em evento realizado em San Diego, nos Estados Unidos.

Administrando cinco academias em São Paulo e Paraná, Gustavo Borges foi eleito para a função pela implantação do método de ensino de natação com seu nome, espalhado por 280 escolas do Brasil. "Estou muito feliz com mais esse grande desafio na minha carreira. Pelos próximos anos, meu trabalho será de direcionamento estratégico para promover a atividade física e contribuir para que evolua mundialmente", declarou.
A LHRSA tem a missão de expandir o mercado de saúde e fitness. Presente em 80 países, a entidade é formada por representantes de academias, spas, clubes esportivos e fornecedores do mercado.

Onde e por quê existe esta diferença?

Tive a chance de conhecer, pessoalmente, o Gustavo Borges em 2004, ano em que abandonou as competições.
Nesta época Gustavo Borges me contou como tinha feito seu planejamento para encarar esta nova época de sua carreira. Podemos chamar, por mais estranho que pareça, que o Gustavo Borges estava se aposentando aos 31 anos de idade, e por opção própria.
A preparação aconteceu no período de 4 anos, durante a preparação para sua participação nas Olimpíadas de Atenas em 2004, qualquer que fosse o seu resultado.

A diferença que aconteceu foi que, em paralelo, durante todos os 4 anos, Gustavo Borges trabalhou também no planejamento do que faria, profissionalmente, depois de encerrar as atividades de nadador de alta performance. Iniciou suas atividades com academias e restaurantes, logo após tirar umas férias. Tendo uma trajetória de sucesso nos desafios em que enfrentou.

Avaliando o que vem acontecendo com os profissionais que aproximam-se da aposentadoria, vamos entender o que está acontecendo. 

Estamos vendo, frequentemente, informações de que nossa expectativa de vida está aumentando.
A expectativa aumentando, aumenta também o tempo que vivemos após depois da aposentadoria. 

Além de lermos sobre este assunto, já vivenciamos, em nosso dia-a-dia a comprovação disso, onde profissionais que atingem o período da  aposentadoria, sem uma preparação prévia, acabam apresentando quadros de desajustes sociais e profissionais, ondem sentem-se perdidos e sem objetivos.

Vamos falar sobre o significado da significação e da ressignificação.

Para a Neurolinguistica, ressignificação é um método utilizado para que as pessoas possam atribuir novo significado à vida, aos acontecimentos, através da mudança de sua visão de mundo, percebendo-o de maneira mais agradável, proveitosa e eficiente.

Mas, explicações teóricas à parte, vamos à prática.

É interessante treinarmos diariamente esta capacidade de ressignificar, seja em pequenas coisas ou em grandes sentimentos e lembranças. Desde ir à um lugar que te trazia lembranças nada agradáveis, até perdoar aquela pessoa que te magoou profundamente e definir seus objetivos que possam trazer suas realizações.

Neste processo, foram identificadas algumas etapas:

1) Relembrar: Relembrar de sonhos e interesses que tivemos ao longo da vida. Colocar-se em contato novamente com aqueles estímulos que marcaram seus períodos da vida.

2) Reavaliar: Avaliar atividades que trarão realizações, podendo pensar em dar continuidade às atividades que vinha realizando ou decidir por mudar os rumos da carreira, com o objetivo sempre de buscar suas realizações. Qual será nosso objetivo de longo prazo? O que vamos fazer para darmos continuidade às nossas realizações? Que legado queremos deixar 

3) Ressignificar: Relembramos, repensamos e agora, ressignificamos, passamos para as redefinições de nossos caminhos. Esta ressignificação deve ser feita frequentemente, sugerimos que seja anualmente, depois das suas avaliações anuais. Damos nova cor ao que passou, e construímos os novos caminhos e objetivos para a nova vida, novo significado, enfim. O medo transforma-se em coragem e a vontade de fugir em vontade de correr.

4) Mudar: Depois das avaliações e definições, por vezes dolorosas, principalmente quando nos tira do conforto, as mudanças implementadas trarão algo de diferente em nossas vidas. Por menor que seja, a mudança vai surgir, esta será significativa. Se os passos anteriores forem feitos corretamente, com as considerações que você quer fazer, você já mudou. Se você se permitir reviver situações, repensar decisões, ressignificar verdades, já foi concluída uma importante etapa.

E que bom que temos estas oportunidades na vida. Porém, não adianta saber o que e o como fazer se não dermos o primeiro passo.

Transportando ressignificação para os momentos de transição de carreira, tanto quando o movimento acontece por iniciativa própria ou quando acontece por iniciativas externas à nossa vontade, nos suporta para que possam ser tomadas as decisões orientativas que garantam a continuidade da evolução pessoal e profissional.

O significado e o ressignificado ajuda na motivação e na superação dos desafios que nos permitem um desenvolvimento continuado, independente das trajetórias.

José Floro Sinatura Barros 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...