Pular para o conteúdo principal

Criando ou aumentando a confiança!

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.
Estou pesquisando sobre a confiança.
Confiança, segundo dicionário on line, definição conforme várias conotações:

Significado de Confiança:

Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro.

Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: perder a confiança do chefe.

Segurança: não ter confiança em si.

Crédito: homem de confiança.

Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade.Voto de confiança, no regime parlamentar, aprovação dada à política do governo pela maioria do Parlamento.

Olhando na Wikipidia, dentre várias definições, quero dividir com vocês a definição dada por Sun Tzu, em A arte da Guerra:

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

Extrapolando e colocando o direcionamento da confiança para dentro das empresas, ou melhor, dentro do mundo do trabalho e das relações, nos deparamos com a imagem da confiança e e das relações de confiança.
Um dos autores que conseguiu tratar e descrever este assunto com mais propriedade, foi Stephen M. R. Covey (filho do Stephen R. Covey, que escreveu "Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes), escrevendo em "A velocidade da confiança - O elemento que faz a diferença.
Neste livro, traz com muita propriedade como reconhecemos e confiamos em um/uma profissional, Covey divide em 4 dimensões a identificação de profissionais confiáveis.

1a Dimensão: Integridade:
Sinônimo de honestidade. Integridade é mais que isso, incluindo a prática do que se prega, sendo coerente com você mesmo e com os outros. Agir de acordo com seus valores e crenças. A maioria das violações da confiança está na violação da integridade;

2a Dimensão: Intenção:
Nossos motivos, nossas agendas pessoais e com o nosso comportamento resultante. A confiança é sentida e aumentada quando quando nossos motivos são claros e fundamentados em benefícios mútuos, quando percebemos que existe a preocupação com o bem-estar das pessoas.

Tanto a integridade (1a Dimensão) quanto a intenção (2a Dimensão), aqui avaliadas, fazem parte do caráter das pessoas.

3a Dimensão: Capacitações:
São as habilidades que temos e inspiram confiança, nossos talentos, atitudes destrezas, conhecimentos e estilo, ou seja, os meios que empregamos para produzirmos resultados. 
Como podemos ver as dimensões somam-se, você não permitiria que um médico íntegro e com boas intenções, a menos que você soubesse que ele é capacitado e tem credibilidade para fazer uma cirurgia em você.

4a Dimensão: Resultados:  
Nossas realizações pessoais e profissionais, nossos desempenhos, fazendo as coisas certas e corretamente.
Quando alcançamos os resultados que prometemos , estabelecemos uma reputação positiva de sabermos executar, de sermos produtivos, nossa reputação reforça a confiança que criamos.

Tanto as capacitações (3a Dimensão) quanto os resultados (4a Dimensão) que atingimos são as questões de competência.

Portanto para identificarmos profissionais, ou empresas, de confiança, vamos buscar caráter e competência, que devem ter sido construídos ao longo da trajetória.

Fazendo uma autocrítica de como você, ou sua empresa, está, em cada uma das Dimensões, ajudará a que você, ou sua empresa, compreendam melhor sua própria credibilidade, podendo concentrar esforços para melhorar em algumas dimensões que ainda precisam ser trabalhadas.

Sucesso!

Abraços!

Floro






Comentários

Anônimo disse…
Incrível

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...