Pular para o conteúdo principal

Administração do tempo

Pessoal,
Muito boa tarde!
Espero que vocês tenham tido um ótimo Natal e iniciado um 2015 de muitos desafios e realizações.

Lendo um artigo escrito pelo José Roberto Marques, achei interessante a abordagem de administração do tempo.

Faço alguns comentários em pontos que considero mais relevantes.

Aproveitem!!

Escreve José Roberto Marques: 

O profissional que melhor administra seu tempo é aquele que determina prioridades de acordo com as necessidades de sua organização e entrega resultados satisfatórios, por isso, administre bem seu tempo, faça escolhas que lhe ajudem a atingir seus objetivos profissionais da forma mais eficiente, e lembre-se que eficiência raramente é determinada pela rapidez na realização de tarefas.

Comentário Floro:
O dia-a-dia, com todas as atividades e demandas, nos absorvem de uma forma que sai de nosso controle. A definição das prioridades passa a fazer a diferença em termos de nossa eficácia e eficiência. Gosto muito da abordagem descrita por Stephen R. Covey, onde sugere que se faça uma lista com todas as atividades sob sua responsabilidade. 
No eixo x (atividades urgentes) coloque os quadrantes: Não urgente e Urgente; No eixo y (atividades importantes) coloque os quadrantes: Não importantes e Importantes.

Depois de identificar todas as suas atividades a serem realizadas, distribua-as colocando em algum dos 4 quadrantes:

Quadrante   I - Atividades Não Importantes e Não Urgentes;
Quadrante  II - Atividades Importantes e Não Urgentes;
Quadrante III - Atividades Não importantes e Urgentes;
Quadrante IV - Atividades Importantes e Urgentes.

As atividades Importantes e Urgentes: Stress total, pare tudo para resolvê-las.
Quando isso acontece, as atividades Não Urgentes e as Não Importantes passam a ser Urgentes e Importantes, passando a ser um ciclo fora de controle, pois as atividades Urgentes e Importantes sempre acontecerão, queiramos ou não. 

A idéia principal do controle das prioridades está em atuarmos nas atividades Não Urgentes e Não Importantes, para que estas não venham a caracterizarem-se como Importantes e Urgentes. Atuando 20% do nosso tempo disponível nas atividades Não Importantes e Não Urgentes, podemos deixar livre o quadrante Importante e Urgente para as demandas fora de controle. 

É muito importante se planejar. O profissional que tem um plano de atividades diárias consegue entender quanto tempo cada uma levará para ser realizada perfeitamente, potencializa seu rendimento e chega ao ponto em que lhe sobram minutos ou horas para adiantar afazeres futuros.

Comentário Floro:
O planejamento tem um papel fundamental na eficiência de realizações das atividades identificadas como prioritárias. Neste caso, o próprio livro citado acima nos orienta como e quando dizer não (de uma maneira consistente, é claro). Sugiro que você exercite o "dia do não". Siga seu planejamento e exercite o "não" quando seu planejamento tiver prioridade, em relação aos pedidos de ajuda que você tenha que interromper as suas atividades. Isso não significa que você não vai ajudar na realização de alguma atividade que você pode, mas se sua atividade planejada  

Sempre que nos planejamos conseguimos alcançar este patamar. E o que isso significa? Isso significa que, quando surgirem tarefas inesperadas, haverá condições de se reorganizar e ter o plano de trabalho preservado.

Administre seu tempo com 4 atitudes certeiras:

Agora que foi estabelecida a importância do planejamento, veja 4 dicas certeiras que vão lhe ajudar a atingir esse nível de organização e rendimento.

1. Crie uma lista de prioridades: determine as suas prioridades, se você sabe o que deve entregar até amanhã ou até um mês depois, faça uma lista com as tarefas ordenando de acordo com a prioridade e a dificuldade. As mais urgentes sempre primeiro e, dentre as mais urgentes, selecione para realizar primeiro as mais complexas.

Comentário Floro:
Isso permite que você identifique todas as suas responsabilidades e atividades que você precisa realizar;

2. Avalie e observe: Sempre que terminar um dia de trabalho, reserve alguns minutos para pensar sobre o que você realizou, faça uma auto-avaliação, procure feedbacks e observe a reação de seus colegas e superiores a seus resultados. Assim você terá sempre um norte a seguir e saberá o que pode ser melhorado!

Comentário Floro:
Esta forma de atuação requer dedicação e disciplina. Com este hábito de avaliar como foi sua atuação, pode permitir ajustes na definição de suas priorizações;

3. Recarregue suas baterias: Procure não se sobrecarregar e principalmente não se preocupar por antecipação. Você deve utilizar seus intervalos de forma correta e descansar sua mente e, ao terminar o expediente, tente não pensar muito no que deve ser feito no próximo dia, use seu descanso para estar com seus amigos e familiares e fazer coisas que relaxem seu corpo e mente. Um corpo e uma mente cansada causam desatenção, atrasos e quebra de ritmo no trabalho.

Comentário Floro:
O cuidado com o lazer para recarregar as baterias são tão importantes quanto as atividades para realizar os trabalhos demandados. Baterias recarregadas ajudam na manutenção da qualidade dos trabalhos e no aprendizado e busca de novos conhecimentos. Tire sim uma parte do seu dia para dedicar aos seus hobbies e atividades que te tragam prazer. 

4. Faça Coaching: Não há experiência mais benéfica a um profissional. O Coaching fornece ferramentas que facilitam o planejamento, organização, gestão de seu tempo e controle emocional. Quem faz Coaching consegue determinar objetivos e ter foco em seus resultados, sempre de forma centrada e assertiva.


Comentário Floro:
Eu sou suspeito para falar. Temos tido resultados interessantes com programas de Coaching, permitindo um auto-conhecimento profundo e o desenvolvimento de competências para foco na busca de realizações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof