Pular para o conteúdo principal

Assumindo o controle de seu projeto de vida e carreira depois dos 50

Pessoal,
Muito boa noite!
Espero que vocês estejam bem.

Como está o seu controle sobre o seu projeto de vida e carreira?

Estamos realizando um trabalho de Preparação Para a Aposentadoria no Metrô e fizemos apresentações aos integrantes do programa para falar da importância de assumirmos o controle de nosso projeto de vida e carreira depois dos 50 anos. Este trabalho é realizado pelo Metrô em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o o Centro de Pesquisa e Envelhecimento e Trabalho (CPET), o qual estou coordenando.

Para entendermos melhor, a grande maioria dos participantes do Programa Tempo Amigo, patrocinado pelo Metrô, está se aproximando dos 50 anos ou já têm mais de 50+ anos. Encontramos também vários participantes com menos de 50 anos. Esses participantes, por perceberem a importância desta preparação decidiram participar do programa de Preparação para a Aposentadoria mesmo antes de atingirem a idade limite.

O assunto da aposentadoria é um assunto que traz certo desconforto. Pois a associação, na maioria das vezes, está vinculada às perdas. Esta confirmação acontece quando perguntamos para oa/as participantes como será chegar na aposentadoria.

Quando perguntamos aos participantes dos pontos positivos de se chegar bem na aposentadoria, são levantados pontos interessantes como desenvolver atividades profissionais que tragam realizações (esta é a hora de continuar a fazer atividades que gostam de fazer ou mudar para atividades que gostam de fazer), dedicarem-se a trabalhos voluntários ou ambos.

Quando chegamos aos 50 anos, nos tornamos quem realmente somos.

Algumas características básicas na forma de pensar, quando chegamos aos 50:

* Nos aceitamos melhor;
* Temos e entendemos melhor as noções de nossas limitações e convivemos melhor com elas; 
* Diminui nossa ansiedade;
* Pensar mais nas contribuições que podemos fazer para a humanidade e a comunidade;
* Buscamos alternativas de continuarmos produzindo.

A ideia da aposentadoria fica mais tranquila quando a decisão, ao nosso tempo, de escolher caminhos, é nossa. A decisão está em nossas mãos. Assim canalizamos todos os nossos recursos intelectuais e financeiros para o caminho que queremos trilhar nesta fase da vida.

Hoje vemos empresas preocupadas na preparação dos profissionais para chegarem bem à esta fase da vida, através da implementação de programas de Preparação Para a Aposentadoria (PPA) e também iniciativas dos próprios profissionais que querem estar preparados para garantir chegar à esta fase da aposentadoria sem sustos, de uma forma mais equilibrada e pensada.

Percebemos que profissionais que chegam à etapa da aposentadoria apresentam maior desgaste quando não conseguem manter-se em um ambiente social e não conseguem manter-se produtivos. Essas sensações nos trazem um sentimento de exclusão e de não produtividade.

Um planejamento para chegarmos a esse momento, nos permite definir caminhos e buscar capacitações para podermos evitar uma descontinuidade de nossas atividades. Com a confirmação de nosso aumento de expectativa de vida para perto dos 85 anos, vamos precisar encontrar atividades que nos mantenham produtivos (na velocidade e intensidade que desejarmos) por mais tempo. 

Um projeto de vida e carreira permite que você continue produtivo, na velocidade e na intensidade que te tragam realizações em qualquer fase de sua vida.

Você pode baixar o formulário de nosso site: 

www.floro.com.br 

e clique no botão frontal Projeto de vida e carreira.

Sucesso!

José Floro Sinatura Barros

jose.floro@floro.com.br
jose.floro@usp.br
11-3843-0896;
19-98111-4440




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...