Pular para o conteúdo principal

Design Thinking aplicado à evolução da carreira profissional.

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.

A evolução das carreiras profissionais melhores sucedidas utilizam ferramentas que contribuem na identificação do objetivo que se pretende chegar, ferramentas para desenvolver um planejamento, passar do planejamento para atitudes que implementem o plano.

O Design Thinking é um conceito onde tem a abordagem totalmente centrada nas pessoas.

Tripé de sustentação do Design Thinking:

* Empatia: Conhecer o público que você quer servir;

* Colaboração: Criar coletivamente, através de equipes multidisciplinares, envolvendo as pessoas durante o ciclo de desenvolvimento de projetos;

* Experimentação: Prototipagem. Saber da importância de errar o mais cedo possível, para aprender logo e como ajustar e evoluir as idéias antes de gastar muito dinheiro.

Este conceito permite a reinvenção da relação entre negócios e clientes, buscando projetos de produtos e serviços mais desejáveis para as pessoas, com sustentabilidade para a sociedade e financeiramente mais atraentes para o negócio.

Até agora, aparentemente nada de novo.

O foco consiste incorporar em nosso dia-a-dia a empatia, a colaboração e a experimentação.

A evolução da carreira profissional tem como base, a profunda leitura do ambiente onde atuamos. A empatia, citada acima como a primeira parte do tripé que sustenta o Design Thinking, sugere o aprofundamento no conhecimento do público que você quer servir.

Esse público é composto de 2 partes:

1. O cliente que será atendido com os produtos e serviços de nossa empresa e

2. A organização.

Buscando a leitura do público (cliente + organização) entendemos, de maneira mais assertiva, o que é exigido do profissional, o qual busca a realização através do trabalho, a remuneração e o reconhecimento dos esforços realizados.

Este tem sido o ponto que que mais dificulta a evolução da carreira profissional, a falta de leitura do ambiente e o entendimento claro de quais são as exigências necessárias, dos pontos de vista de como atender o cliente e a organização simultaneamente.

O foco é nas pessoas (clientes + organização) percebendo as coisas que causam real impacto para pessoas e negócios.

Quando mergulhamos no mundo das pessoas (clientes + organização) buscamos entender seus mecanismos de escolhas e decisão, pensando em entregas mais relevantes e adaptadas às necessidades dessas pessoas.

Na era da transparência que estamos vivendo, o marketing de atitudes tem tomado o lugar do marketing de mensagens, que é possível com a proximidade e o entendimento do que realmente é importante para nossos clientes (internos e externos).

O envolvimento do nosso cliente na construção do resultado é a forma de termos inovações (transformação de idéias em valor agregado).

O Design Thinking busca a garantia de que uma oferta seja interpretada como algo de valor para as suas vidas, passando também pelo aprofundamento de como as soluções são concebidas, seus propósitos e como serão usadas.

Trabalhar como Design Thinker na carreira profissional está em como colocar as pessoas no centro de seu negócio para construir valor com as pessoas e para as pessoas.

Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto do Design Thinking, recomendo o livro: Design Thinking Brasil, escrito por Tennyson Pinheiro e Luis Alt, Editora Campus, 2011

Abraços e Sucesso!

Floro

Comentários

GWelter disse…
Bom dia, Floro!
Muito interessante a aplicação do 'Design Thinking' em programas de desenvolvimento de pessoas e organizações. A questão da empatia, entendimento e acolhimento da necessidade do outro, é fundamental para que possamos apoiar o desenvolvimento do outro por meio da elaboração de propostas customizadas e personalizadas.
Essa é exatamente a proposta do HumanGuide, sobre o que já conversamos, que visa apreender a matriz motivacional do indivíduo e, consequentemente, entender o que está por trás das escolhas do indivíduo. Esta é a chave. Saber o que nos move e para onde nos movemos permite que façamos melhores escolhas, e as façamos com maior clareza.
Abraço e parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.
Giselle

Regina Boró disse…
Gostei do texto e dos esclarecimentos que contém .Penso que gostaria de ouvir agora um pouco mais sobre "como"isso é feito na prática, quais empresas tipos estão utilizando o trabalho agora!

Meu nome é regina e meu email profissional: reginabt@pesco.com.br

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof