Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.
A evolução das carreiras profissionais melhores sucedidas utilizam ferramentas que contribuem na identificação do objetivo que se pretende chegar, ferramentas para desenvolver um planejamento, passar do planejamento para atitudes que implementem o plano.
O Design Thinking é um conceito onde tem a abordagem totalmente centrada nas pessoas.
Tripé de sustentação do Design Thinking:
* Empatia: Conhecer o público que você quer servir;
* Colaboração: Criar coletivamente, através de equipes multidisciplinares, envolvendo as pessoas durante o ciclo de desenvolvimento de projetos;
* Experimentação: Prototipagem. Saber da importância de errar o mais cedo possível, para aprender logo e como ajustar e evoluir as idéias antes de gastar muito dinheiro.
Este conceito permite a reinvenção da relação entre negócios e clientes, buscando projetos de produtos e serviços mais desejáveis para as pessoas, com sustentabilidade para a sociedade e financeiramente mais atraentes para o negócio.
Até agora, aparentemente nada de novo.
O foco consiste incorporar em nosso dia-a-dia a empatia, a colaboração e a experimentação.
A evolução da carreira profissional tem como base, a profunda leitura do ambiente onde atuamos. A empatia, citada acima como a primeira parte do tripé que sustenta o Design Thinking, sugere o aprofundamento no conhecimento do público que você quer servir.
Esse público é composto de 2 partes:
1. O cliente que será atendido com os produtos e serviços de nossa empresa e
2. A organização.
Buscando a leitura do público (cliente + organização) entendemos, de maneira mais assertiva, o que é exigido do profissional, o qual busca a realização através do trabalho, a remuneração e o reconhecimento dos esforços realizados.
Este tem sido o ponto que que mais dificulta a evolução da carreira profissional, a falta de leitura do ambiente e o entendimento claro de quais são as exigências necessárias, dos pontos de vista de como atender o cliente e a organização simultaneamente.
O foco é nas pessoas (clientes + organização) percebendo as coisas que causam real impacto para pessoas e negócios.
Quando mergulhamos no mundo das pessoas (clientes + organização) buscamos entender seus mecanismos de escolhas e decisão, pensando em entregas mais relevantes e adaptadas às necessidades dessas pessoas.
Na era da transparência que estamos vivendo, o marketing de atitudes tem tomado o lugar do marketing de mensagens, que é possível com a proximidade e o entendimento do que realmente é importante para nossos clientes (internos e externos).
O envolvimento do nosso cliente na construção do resultado é a forma de termos inovações (transformação de idéias em valor agregado).
O Design Thinking busca a garantia de que uma oferta seja interpretada como algo de valor para as suas vidas, passando também pelo aprofundamento de como as soluções são concebidas, seus propósitos e como serão usadas.
Trabalhar como Design Thinker na carreira profissional está em como colocar as pessoas no centro de seu negócio para construir valor com as pessoas e para as pessoas.
Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto do Design Thinking, recomendo o livro: Design Thinking Brasil, escrito por Tennyson Pinheiro e Luis Alt, Editora Campus, 2011
Abraços e Sucesso!
Floro
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.
A evolução das carreiras profissionais melhores sucedidas utilizam ferramentas que contribuem na identificação do objetivo que se pretende chegar, ferramentas para desenvolver um planejamento, passar do planejamento para atitudes que implementem o plano.
O Design Thinking é um conceito onde tem a abordagem totalmente centrada nas pessoas.
Tripé de sustentação do Design Thinking:
* Empatia: Conhecer o público que você quer servir;
* Colaboração: Criar coletivamente, através de equipes multidisciplinares, envolvendo as pessoas durante o ciclo de desenvolvimento de projetos;
* Experimentação: Prototipagem. Saber da importância de errar o mais cedo possível, para aprender logo e como ajustar e evoluir as idéias antes de gastar muito dinheiro.
Este conceito permite a reinvenção da relação entre negócios e clientes, buscando projetos de produtos e serviços mais desejáveis para as pessoas, com sustentabilidade para a sociedade e financeiramente mais atraentes para o negócio.
Até agora, aparentemente nada de novo.
O foco consiste incorporar em nosso dia-a-dia a empatia, a colaboração e a experimentação.
A evolução da carreira profissional tem como base, a profunda leitura do ambiente onde atuamos. A empatia, citada acima como a primeira parte do tripé que sustenta o Design Thinking, sugere o aprofundamento no conhecimento do público que você quer servir.
Esse público é composto de 2 partes:
1. O cliente que será atendido com os produtos e serviços de nossa empresa e
2. A organização.
Buscando a leitura do público (cliente + organização) entendemos, de maneira mais assertiva, o que é exigido do profissional, o qual busca a realização através do trabalho, a remuneração e o reconhecimento dos esforços realizados.
Este tem sido o ponto que que mais dificulta a evolução da carreira profissional, a falta de leitura do ambiente e o entendimento claro de quais são as exigências necessárias, dos pontos de vista de como atender o cliente e a organização simultaneamente.
O foco é nas pessoas (clientes + organização) percebendo as coisas que causam real impacto para pessoas e negócios.
Quando mergulhamos no mundo das pessoas (clientes + organização) buscamos entender seus mecanismos de escolhas e decisão, pensando em entregas mais relevantes e adaptadas às necessidades dessas pessoas.
Na era da transparência que estamos vivendo, o marketing de atitudes tem tomado o lugar do marketing de mensagens, que é possível com a proximidade e o entendimento do que realmente é importante para nossos clientes (internos e externos).
O envolvimento do nosso cliente na construção do resultado é a forma de termos inovações (transformação de idéias em valor agregado).
O Design Thinking busca a garantia de que uma oferta seja interpretada como algo de valor para as suas vidas, passando também pelo aprofundamento de como as soluções são concebidas, seus propósitos e como serão usadas.
Trabalhar como Design Thinker na carreira profissional está em como colocar as pessoas no centro de seu negócio para construir valor com as pessoas e para as pessoas.
Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto do Design Thinking, recomendo o livro: Design Thinking Brasil, escrito por Tennyson Pinheiro e Luis Alt, Editora Campus, 2011
Abraços e Sucesso!
Floro
Comentários
Muito interessante a aplicação do 'Design Thinking' em programas de desenvolvimento de pessoas e organizações. A questão da empatia, entendimento e acolhimento da necessidade do outro, é fundamental para que possamos apoiar o desenvolvimento do outro por meio da elaboração de propostas customizadas e personalizadas.
Essa é exatamente a proposta do HumanGuide, sobre o que já conversamos, que visa apreender a matriz motivacional do indivíduo e, consequentemente, entender o que está por trás das escolhas do indivíduo. Esta é a chave. Saber o que nos move e para onde nos movemos permite que façamos melhores escolhas, e as façamos com maior clareza.
Abraço e parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.
Giselle
Meu nome é regina e meu email profissional: reginabt@pesco.com.br
Abraço