Pular para o conteúdo principal

Sua carreira em 2016?

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.

Começamos um ano de 2016 um tanto quanto nebuloso, com pouca perspectivas de aceleração da economia e uma série de ajustes nos setores da produção e também refletindo nas áreas de serviços. O que estamos lendo e escutando nos deixa apreensivos. Inclusive nas economias que encabeçam o crescimento, como a China, estão derrapando, mostrando resultados muito abaixo comparados com os resultados dos últimos anos.
Hoje vamos enfrentar situações de contenção em todos os setores e digo, com pouca chance de errar, na grande maioria dos segmentos de nossa economia, afetando todos os tipos e tamanhos de empresa.
O desafio que esta situação traz para nossa carreira está em como podemos, com nossa inteligência e forma crítica de olhar para esses cenários:

1. Colaborar para a diminuição dos custos que estão em nosso alcance e as formas que temos para contribuir com os resultados da empresa;
2. Colaborar para a expansão do mercado em que atuamos.

Resumindo, falamos em reduzir os custos e aumentar o faturamento, para podermos equilibrar os resultados. 
Vamos propor alguma ações possíveis que podem ajudar na redução de custos, que está ao nosso alcance:

  • Sugerir pessoalmente ou chamar uma reunião com as pessoas da equipe para discutirem juntos como poderão trabalhar para a redução dos custos, pensando quais podem ser as suas contribuições de reduções de custos;
  • Revisão e otimização de processos para reduzir tempos de execução de atividades;

Uma análise complementar está em fazer uma avaliação de como está a sua situação na empresa em que você atua.

Vamos sugerir uma ferramenta já conhecida e muito utilizada nas atividades de planejamento estratégico, a matriz SWOT, a qual ajuda a entendermos alguns pontos importantes:

Explicando os significados da Matriz SWOT:

S  – Strengths, são as forças e os pontos fortes que você tem e te destacam em sua atuação;

W - Weaknesses, são seus pontos fracos que atrapalham seu bom desempenho em sua atuação;

O - Opportunities, são as oportunidades que você pode ter utilizando melhor as suas forças;

T - Threats, são as ameaças que você enfrentará devido aos seus pontos mais fracos.

Visão interna: Pontos fortes e pontos fracos estão diretamente ligados com suas competências, comportamentos e preparo para enfrentar o mercado de trabalho; Esses pontos são internos e estão sob seu domínio;

Visão externa: São os acontecimentos que não estão sob seu controle, como por exemplo, mercados crescentes e decadentes, enfrentamento de novos mercados e novos concorrentes.

Entender os passos das tendências naturais das economia, em decadência ou em crescimento, ajudarão a refletir em nossa carreira, como oportunidade ou como ameaça, dependendo da forma como estivermos preparados.

A situação de mercado trará para minha carreira uma oportunidade, se eu estiver preparado, capacitado para enfrentar a situação. A mesma situação, exatamente a mesma,  de mercado trará uma ameaça para minha carreira se eu não estiver preparado, capacitado para enfrentar a situação.

Pensando no planejamento estratégico de nossa carreira, a visibilidade e o entendimento  da evolução constante do mercado e da empresa nos ajudará a entender quais as competências e comportamentos serão mais exigidos nos próximos cenários, para que possamos buscar essas qualificações.

Identifique as oportunidades que podem aparecer na empresa e veja se as competências e comportamentos necessários estejam em conformidade com seus objetivos.

Sua carreira, em situações de instabilidades econômicas e de mercado, está cada vez mais sob sua responsabilidade.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...