Pular para o conteúdo principal

Sua carreira em 2016?

Pessoal,
Muito bom dia!
Espero que vocês estejam bem.

Começamos um ano de 2016 um tanto quanto nebuloso, com pouca perspectivas de aceleração da economia e uma série de ajustes nos setores da produção e também refletindo nas áreas de serviços. O que estamos lendo e escutando nos deixa apreensivos. Inclusive nas economias que encabeçam o crescimento, como a China, estão derrapando, mostrando resultados muito abaixo comparados com os resultados dos últimos anos.
Hoje vamos enfrentar situações de contenção em todos os setores e digo, com pouca chance de errar, na grande maioria dos segmentos de nossa economia, afetando todos os tipos e tamanhos de empresa.
O desafio que esta situação traz para nossa carreira está em como podemos, com nossa inteligência e forma crítica de olhar para esses cenários:

1. Colaborar para a diminuição dos custos que estão em nosso alcance e as formas que temos para contribuir com os resultados da empresa;
2. Colaborar para a expansão do mercado em que atuamos.

Resumindo, falamos em reduzir os custos e aumentar o faturamento, para podermos equilibrar os resultados. 
Vamos propor alguma ações possíveis que podem ajudar na redução de custos, que está ao nosso alcance:

  • Sugerir pessoalmente ou chamar uma reunião com as pessoas da equipe para discutirem juntos como poderão trabalhar para a redução dos custos, pensando quais podem ser as suas contribuições de reduções de custos;
  • Revisão e otimização de processos para reduzir tempos de execução de atividades;

Uma análise complementar está em fazer uma avaliação de como está a sua situação na empresa em que você atua.

Vamos sugerir uma ferramenta já conhecida e muito utilizada nas atividades de planejamento estratégico, a matriz SWOT, a qual ajuda a entendermos alguns pontos importantes:

Explicando os significados da Matriz SWOT:

S  – Strengths, são as forças e os pontos fortes que você tem e te destacam em sua atuação;

W - Weaknesses, são seus pontos fracos que atrapalham seu bom desempenho em sua atuação;

O - Opportunities, são as oportunidades que você pode ter utilizando melhor as suas forças;

T - Threats, são as ameaças que você enfrentará devido aos seus pontos mais fracos.

Visão interna: Pontos fortes e pontos fracos estão diretamente ligados com suas competências, comportamentos e preparo para enfrentar o mercado de trabalho; Esses pontos são internos e estão sob seu domínio;

Visão externa: São os acontecimentos que não estão sob seu controle, como por exemplo, mercados crescentes e decadentes, enfrentamento de novos mercados e novos concorrentes.

Entender os passos das tendências naturais das economia, em decadência ou em crescimento, ajudarão a refletir em nossa carreira, como oportunidade ou como ameaça, dependendo da forma como estivermos preparados.

A situação de mercado trará para minha carreira uma oportunidade, se eu estiver preparado, capacitado para enfrentar a situação. A mesma situação, exatamente a mesma,  de mercado trará uma ameaça para minha carreira se eu não estiver preparado, capacitado para enfrentar a situação.

Pensando no planejamento estratégico de nossa carreira, a visibilidade e o entendimento  da evolução constante do mercado e da empresa nos ajudará a entender quais as competências e comportamentos serão mais exigidos nos próximos cenários, para que possamos buscar essas qualificações.

Identifique as oportunidades que podem aparecer na empresa e veja se as competências e comportamentos necessários estejam em conformidade com seus objetivos.

Sua carreira, em situações de instabilidades econômicas e de mercado, está cada vez mais sob sua responsabilidade.

Abraços!

Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof