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Autoanálise para líderes


Olá pessoal,

Percebo uma preocupação grande nos "líderes" em aumentar o número de seus seguidores, mas os líderes serão lembrados e referenciados se contribuírem na formação de novos líderes.

Artigo com uma abordagem interessante direcionado aos líderes e aos profissionais que estão buscando posições de liderança.

Vejam o artigo abaixo, publicado pela Revista Melhor, em 7/03/2016, e façam suas reflexões: Coloco meus comentários em azul.


4 questões que os líderes devem perguntar-se com frequência

 
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Avaliar os próprios pontos positivos e negativos é essencial para os líderes. Além de beneficiar o profissional, essa tarefa é importante para as equipes e os resultados. Mas apesar de parecer simples, reservar um momento para autoanálise é cada vez mais difícil em uma rotina atribulada, cheia de eventos e compromissos.
Comentário Floro: Prefiro não chamar de pontos negativos, pois são pontos que precisam ser melhorados. A autoanálise permite reconhecer e tomar ações de capacitação para aprimorar as entregas.
Para facilitar esse processo, Magui Castro, sócia no Brasil da The Caldwell Partners, empresa internacional de recrutamento de executivos, aconselha o líder a questionar-se regularmente sobre suas atitudes e desempenho no trabalho. Ao destacar quatro perguntas que devem ser feitas com frequência, ela afirma que criar esse hábito ajuda a engajar mais as equipes e melhorar o próprio desempenho.
Magui Castro, sócia no Brasil da The Caldwell Partners, fala sobre questões que líderes devem perguntar-se com frequência
1 – O que eu tenho feito? Segundo Magui, essa questão permite refletir sobre o progresso pessoal do líder e da empresa. “Só conseguimos ter ideia do quão longe podemos ir monitorando o nosso trabalho e os projetos, avaliando a qualidade e o prazo”, explica.

Comentário Floro: O quanto estamos atendendo as expectativas da empresa, do cliente e da equipe? Esta é a habilidade que se destaca e permite o crescimento sustentado do profissional na empresa.
2 – Como estou tratando minha equipe? A executiva comenta que ser líder costuma significar viver em uma posição solitária e assumir as responsabilidades por suas atitudes e de toda a companhia. Ela reforça que a equipe é fundamental nos bons resultados da empresa, e o compreender os pedidos e anseios desse time deve ser uma preocupação recorrente.
Comentário Floro: Reforço o cuidado de ações que capacitem e permitam mais autonomia para os profissionais da equipe. Não descuidar da rede de relacionamento contribui muito para diminuir a sensação de solidão.
3 – Estou incentivando a empresa a ter um ambiente de inovação? Como as empresas buscam soluções inovadoras para ter mais sucesso no mercado, ela afirma que o líder precisa se questionar se oferece um ambiente para sua equipe debater novas ideias, um local que seja um livre canal para discussões e divergências em busca do progresso da organização.
Comentário Floro: Aprofundar nas necessidades do cliente e no aumento da eficácia das soluções através dos conhecimentos e habilidades da equipe.
4 – Eu consigo cumprir com o meu discurso? Um líder que não cumpre o seu discurso é desastroso, avalia Margui. Por isso ela acredita que vale a pena ser sincero e transparente com os times e dizer as novidades e notícias de maneira clara, vislumbrando a solução e não enaltecendo o problema. “Essa postura é fundamental para que a empresa tenha um líder de confiança e parceiro dos times”, reforça.
Comentário Floro: Discrepâncias entre o discurso e a prática do líder é o que mais desmotiva equipes e, consequentemente, derruba o rendimento.
Sucesso!

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