Pular para o conteúdo principal

Quando a situação de desemprego desencadeia a depressão


Pessoal, achei muito interessante o artigo publicado pelo Ewaldo Ender, em 14/12/2016 .
Coloco meus comentários em azul: Comentário Floro



Conversas informais mantidas com dezenas de profissionais em fase de transição de carreira confirmam aquilo que todo desempregado já sabe: a falta de atividade resulta em sentimentos de abatimento e depressão, acompanhados de ansiedade e vergonha.

O emprego é parte integrante da cultura de quase todas as sociedades atuais e seu valor estende-se muito além da estabilidade financeira que ele proporciona, tendo projeções psicológicas, familiares e sociais. 
A transição entre empregos, ou seja, o período requerido para encontrar uma nova oportunidade e iniciar a trabalhar na nova empresa está por volta de 10 meses. Cautela deve ser observada ao interpretar esse número por dois motivos: a) ele corresponde a uma média com distribuição muito ampla, havendo pessoas que se reempregaram em dois meses e outras que levaram 18 meses para atingir esse objetivo; constatam-se atualmente muitos casos de pessoas que estão há mais de um ano na busca de uma oportunidade; b) profissionais que fazem da busca do emprego uma tarefa disciplinada, à qual dedicam 8 horas por dia, seguindo um método planejado e sistemático, encurtam significativamente o período de transição.
Comentário Floro: Percebemos que as posições de maior responsabilidade têm sido as mais demoradas para a recolocação no mercado. As funções gerenciais/supervisão e de gestão de projetos têm sido as com maior número de novas vagas ou reposição de vagas. 
Todos já assistiram algum programa no canal Discovery ou Animal Planet no qual o predador consegue matar a presa. O que poucos sabem é que a leoa ou o guepardo são bem-sucedidos em uma a cada dez tentativas de caça. Ou seja, 9 em cada 10 casos a presa escapa ilesa! Conseguir o emprego é a mesma coisa numa proporção atualmente ainda mais desfavorável. E a sensação de rejeição aumenta na medida em que, com o passar do tempo, o profissional começa a se arriscar mais, apresentando-se como candidato para cargos que são evidentemente inadequados às suas qualificações.
Comentário Floro: Já li estudos que mostra que profissionais fazem, em média de 12 a 13 entrevistas para conseguirem o emprego (um pouco pior que os leões caçando suas presas). O interessante é aproveitarmos as experiências vividas nas entrevistas, avaliando o conteúdo das questões e como foi a sua performance nas respostas. Poder se preparar para dar exemplos vivenciados durante a trajetória profissional enriquece a sua imagem perante o entrevistador. 
Os sentimentos negativos de abatimento, insegurança, medo ansiedade são os principais entraves ao sucesso numa entrevista pois refletem-se em falta de energia e de entusiasmo, inconscientemente influenciando a avaliação do selecionador. Veja a seguir as ações que você pode fazer para combater esses sentimentos.
- 1 -Participe de um Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para desempregados
Não pense e nem imagine que poderá conduzir sozinho a busca de uma nova oportunidade profissional. Você necessita integrar-se a um GAM. Não considere que nele você irá encontrar um bando de perdedores. 
Os GAM para desempregados são pontos de encontro ou de relacionamento, que podem ocorrer presencialmente ou via redes sociais, abertos, voluntários e gratuitos de pessoas que partilham o mesmo problema, que é estarem em transição profissional. Os membros interagem entre si compartilhando as suas experiências, esperando diminuir o estresse associado ao problema e aumentar suas capacitações para lidar com o mesmo. Além disso, veiculam para conhecimento de todos os membros quaisquer oportunidades profissionais que tenham identificado e que não seja adequadas ao seu perfil,
Os GAM para desempregados não possuem estrutura formal e têm uma base democrática, sendo organizados pelos próprios membros, com as regras de funcionamento definidas pelos mesmos
O princípio fundamental é a confidencialidade e cada membro pode identificar-se com seus dados reais ou através de um apelido, bem como há o respeito pela diversidade. 
Um GAM para desempregados adequadamente estruturado pode trazer as seguintes contribuições para o profissional:
  1. É uma forma de expandir sua rede de relacionamentos;
  2. É uma fonte de novas ideias e de encorajamento;
  3. Amplia enormemente a identificação de novas oportunidades em aberto no mercado de trabalho (mil olhos)
Conheça os GAM
Comentário Floro: Pense em atividades que você se exponha, para exercitar contar sua estória e sua trajetória profissional.
- 2 -Desenvolva atividade útil
Procure manter-se ocupado em atividades que lhe propiciem sentido de realização e de satisfação e que, além disso, possam impressionar favoravelmente o seu futuro empregador, demonstrando ser você uma pessoa empreendedora e com iniciativa. 
Escolha, de preferência, uma atividade que o(a) force a sair de casa e se relacionar com outras pessoas. Isso pode ampliar o seu network, além de lhe proporcionar sensação agradável de ser útil.
Dentre as possíveis atividades, aquelas que estejam relacionadas a fazer o bem são as que maiores benefícios podem lhe trazer. Nisso se enquadram trabalhos voluntários diversos, como ajudar a organizar uma ONG, prestar serviços em atividades beneméritas etc.
Pode também optar por investir na melhoria de sua qualificação, participando de eventos, palestras, workshops etc, desde que o tempo dedicado a essas atividades não interfira no seu projeto principal, que é a busca do emprego.
Comentário Floro: Participação em trabalhos voluntários através de clubes de serviços pode ser muito interessante para desenvolver sua rede de relacionamento. Exemplos Rotary Club, Lions, Maçonaria, etc.... Buscar capacitação em cursos complementares também ajuda muito.
- 3 -Valorize as boas notícias
Desenvolva o hábito de comentar com alguém próximo a você pelo menos uma boa notícia por dia. Pode ser a conquista do campeonato pelo time de sua preferência, a prisão de mais um “figurão” por corrupção, ter atingido um objetivo com relação ao número de relacionamentos no Linkedin, ter conseguido falar com um dirigente empresarial que muito lhe interessava, um feito ou conquista de um filho, enfim, algo que justifique uma comemoração, ainda que discreta e íntima.
Sugestão: um bom momento para isso é quando, pela manhã, todos estão despertando para iniciar mais um dia.
Comentário Floro: Sempre muito bom falar sobre a notícia e dar sua opinião a respeito da sua forma de enxergar o tema.
- 4 -Confira quem viu o seu perfil no Linkedin
Evidentemente, ter seu registro lido e percorrido não irá trazer-lhe nenhum emprego. Contudo, saber que pessoas se interessaram em melhor conhece-lo é algo que eleva seu estado de espírito. Afinal, você não está morto (a) e enterrado (a). 
Para isso, ative o plugin do Chrome que registra os usuários que o visitaram.
Comentário Floro: Aproveitar as redes de relacionamento (linked in, facebook e outros) para falar sobre um assunto que você domina ou achou interessante. Muito bom colocar sua visão e comentários sobre esses assuntos e no apenas repassar algo que encontrou na rede.
- 5 -Faça uma lista das coisas pelas quais agradece
As demandas da vida nos impedem de enxergar tudo o que de bom possuímos e que não são coisas relacionadas ao trabalho, mas as quais tomamos como verdadeiras e permanentes, sem lhes dar o devido valor. Podem ser fatos como possuir boa saúde, ter um casamento estável, possuir filhos felizes e bem-educados, estar cercado de amigos que o amam etc. Faça essa lista; à medida em que os dias passam você encontrará muitos motivos para expandi-la cada vez mais, adicionando novas benesses. 
Comentário Floro: Agradeça sempre que puder as boas coisas que acontece com você e também agradeça às pessoas que convivem com você. Sugiro também que possa perdoar pessoas e se perdoar também, pois nosso grau de exigência conosco, tem sido muito alto.
- 6 -Demonstre otimismo (mesmo que seja falso)
As pessoas tendem a se afastar daquelas que são perniciosamente pessimistas. Adote a postura e a forma de se expressar que transmita energia e otimismo. Caso alguém lhe pergunte o que tem feito ultimamente, sua melhor resposta é: “eu tenho mantido contatos de networking e também estou desenvolvendo atividades voluntárias. Eu estou muito contente em poder utilizar minha capacitação a favor de uma organização cuja missão eu respeito”.
Comentário Floro: Otimismo é sempre bom pois te empurra para frente. Não gosto de de soar falso, pois vai parecer falso. Veja o lado que pode ser visto como impulsionador de suas trajetórias.
Você não perde seu patrimônio humano e profissional quando você perde o emprego. 
Contudo, o profissional é engolfado na rotina do cotidiano do seu trabalho e perde de vista a perspectiva de quanto ele adquiriu de conhecimentos, novas habilidades e competências, bem como das realizações obtidas e que mudaram ou contribuíram para o desenvolvimento das empresas para as quais trabalhou.
Os seus feitos e conquistas são essenciais para a elevação do seu espírito e da autoestima. Mas são igualmente fundamentais para a composição do seu currículo.
Comentário Floro: Aprimorar e atualizar seus conhecimentos é o que o diferencia em sua trajetória profissional para continuar fazendo a diferença em seu ramo de atuação. Hoje podemos encontrar várias alternativas de cursos presenciais e online que garantes a capacitação com preços bem interessantes. Para os cursos à distancia, aprofunde-se nas bibliografias e cases apresentados.
- 8 -Aproxime-se de quem possa lhe dar suporte
Como já foi dito, não tente conduzir sozinho a sua transição de carreira. Parte desse objetivo é atingida ao integrar-se como membro de um GAM. Contudo, as relações são virtuais e você necessita do contato pessoal com quem possa discutir os assuntos de sua recolocação. Pode ser uma outra pessoa que igualmente esteja em transição de carreira, ou alguém que lhe seja muito próximo e que o (a) conheça bem. Numa situação extrema, caso não tenha ninguém com que compartilhar suas preocupações e ansiedades, procure o auxílio de um profissional qualificado, como, por exemplo, um psicólogo.
Esta pessoa (pode ser mais de uma) terá, em grande parte, a missão de ouvi-lo (a) pois, muito comumente, falar sobre um assunto acaba por gerar solução para o problema ou a visão de caminhos a seguir. Outra função desta pessoa é alertar para eventuais ações de fuga ou de procrastinação, recoloca-lo (a) numa trilha produtiva e impedir que você se descarrilhe no caminho.
Comentário Floro: Os pontos mais importantes na busca pela vota ao mercado e para a evolução profissional são identificar seus objetivos, entender o que precisa melhorar de competências e comportamentos e uma disciplina para se dedicar às atividades. Rede de relacionamento também faz a diferença na volta ao mercado e no crescimento profissional.
- 9 -Combata os maus hábitos
Caso você seja propenso a desenvolver maus hábitos, como o de comer compulsivamente, abusar de cigarros, do álcool ou outras substâncias que levam à dependência química, o estresse de estar desempregado, associado à ausência de compromissos diários inadiáveis, coloca-o (a) em sério risco de ter uma recaída.
Comentário Floro: Se tiver que exceder am algum hábito, que seja nas atividades físicas. Isso pode te aproximar de pessoas (times de futebol, basquete, academia, etc...) que ajudam na manutenção da motivação e do alto astral.
- 10 -Crie espaço para você
Além de dedicar-se disciplinadamente à sua transição de carreira, estabelecendo rotinas e se concentrando como se a busca do emprego fosse o seu emprego atual, inclua na sua agenda o tempo para dedicar-se a si mesmo (a) para cuidar de sua aparência, combater a flacidez e a obesidade, relaxar e rir, rir muito. Mude o corte do cabelo ou o penteado, experimente aquelas roupas que você sempre desejou, mas que tinha vergonha de usar, aprenda a tocar um instrumento musical ou encontre um passatempo que o (a) atraia.
Comentário Floro: Muito saudável experimentar coisas novas, coisas que nunca fez. Aumenta a autoestima e a autoconfiança. Aproveite este momento para buscar capacitação e comportamentos, mantendo a a disciplina comas atividades de busca de recolocação e evolução na carreira profissional.
Tenham um 2017 de muitas realizações!!!!
Floro

Publicado por Ewaldo Endler em 14/12/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof