Pular para o conteúdo principal
Olá pessoal,
Meu amigo Ruy Bottesi esteve, esta semana, em uma palestra na Fiesp chamada “A Industria na Era Digital” apresentada por um professor de Harvard chamado Suneel Gupta.

Ruy gentilmente nos cedeu um resumo da palestra, feita pelo Cristopher;

Aproveitem!

Ruy te agradecemos a generosidade.

"Foi uma aula de futuro e de como as empresas devem pensar para crescer nesse novo mundo.

Começou dizendo que a internet trouxe todas as pessoas, do mundo, para um patamar inédito de acesso à informação e conectividade. Isso fez com que o mercado de consumo mudasse completamente e que como as pessoas se viciam em tecnologia, esse processo vai ficando cada vez mais rápido.

O telefone levou 89 anos para atingir 150 MM de pessoas, a TV 38 anos, o celular 14 anos, Snapchat 5 anos, Facebook 5 anos, Instagram 3 anos e assim vai...

Falou sobre pílulas que vc toma com um chip e as informações do seu estomago são enviadas a um computador que faz um diagnóstico de alta complexidade. Que o Google está criando sensores de lagrimas, que detectam glaucoma, diabetes, câncer entre outros problemas. Que vai ser possível fazer órgãos em impressoras 3d e muito mais, mas o ponto central era a questão das empresas do futuro, a Industria 4.0.

A indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

Os conceitos do Re- Imagining Business - Repensando o negócio:

1-    Redefine business scope - Redefina o escopo de trabalho.
2-    Find new (hidden) sources of value - Encontre uma nova e oculta recursos de valores.
3-    Build asset-light business – Construa o negócio com ativos “leves”.
4-    Develop product-as-a-service – desenvolva o produto como um serviço.
5-    Rethink products as plataforms – repense produtos como plataformas.
6-    Embrace big data and AI – “Abrace” big data e inteligência artificial.


Usou a Amazon como um exemplo de empresa do futuro. E qual é o negócio da Amazon? Vc diria que ela vende livros, equipamentos e outras coisas, mas na verdade ela não é um negócio de varejo, ela fatura US$ 2 bilhões em propagandas, disponibiliza vídeos por um canal exclusivo, tem uma plataforma de serviços em nuvem, que oferece poder computacional, armazenamento de banco de dados, distribuição de conteúdo e outras funcionalidades para ajudar as empresas em seu dimensionamento e crescimento, entre outros vários serviços e produtos. Mas sempre com produtos voltados ao serviço, como o Kindle (US$ 69,00), é barato porque foi criado para vender livros.

Foi eleita em 2017 a empresa mais inovadora do mundo no ranking anual elaborado pela Fast Company, segundo a publicação a empresa conseguiu “oferecer ainda mais, ainda mais rápido e de forma ainda mais inteligente”. A Amazon se moveu de setor em setor, sem medo de mudar a lógica dentro de cada um deles. “Diferente da Apple, Google, e Microsoft, a Amazon não está fixada em um ecossistema bem definido de aplicativos e serviços interligados. Em vez disso, Jeff Bezos [CEO da Amazon] focou em plataformas separadas que servem a seus públicos da melhor e mais rápida forma possível”.

Isso vai na contramão do que aprendemos, que uma empresa tem que ter foco, isso não é foco, isso é variedade, mas uma variedade que visa “seguir o cliente”. A Amazon entrega produtos em 1 hora em algumas cidades americanas. Ela segue o cliente, pesquisa mercado e sabe o que vc vai comprar antes mesmo de vc querer comprar. A consequência é um estoque baixíssimo e um fluxo positivo de caixa de 40 dias, enquanto a maioria das empresas tem negativo de 30 a 60 dias.

Deu alguns exemplos de outras empresas que hoje vendem soluções, ao invés de produtos. Se vc perguntasse há alguns anos, qual o negócio da John Deere, ela ia dizer que é uma empresa que vende tratores. Se vc perguntar hoje ela vai dizer que é uma empresa que gerencia fazendas. Vai desde a escolha das sementes até a gestão dos estoques.

Outro exemplo interessante é o da Best Buy. A empresa amargou anos de prejuízo, porque as pessoas iam lá, olhavam os modelos e depois compravam on-line onde não tem custo fixo de loja. Aí, de repente começou a perceber que se desaparecesse, o seu “showroom” faria falta para o mercado das marcas e assumiu a sua posição e começou a vender promoção, lançamentos de produtos e outros serviços. O resultado foi, em 3 anos, sair de um prejuízo de US$ 1,5 bi, para um lucro do mesmo tamanho. Notícia da Folha – Lucro da varejista Best Buy supera estimativas e ações disparam 18%.

Outros exemplos de produtos transformados em serviços:
(i)           uma concessionária da Audi em Londres que tem apenas 1 carro no showroom e vários painéis de vídeo com filmes sobre esse e os demais modelos e um atendimento vip bateu recorde de vendas, os consumidores compram os carros sem fazer test drive.
(ii)         um serviço da BMW que permite vc usar todos os modelos que quiser durante o ano. Porque tem uma BMW se vc pode ter todas.
(iii)        da Rolls Royce que não vende a turbina, vende a performance da turbina.
(iv)        Entre outros.

E finalizou respondendo uma pergunta do público se ele achava que a tecnologia aumentaria ainda mais a distância entre os países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Ele disse que o efeito é o inverso e citou um caso no Quênia, onde até 2005, 81% da população do país não tinha contas em bancos, um problema de difícil resolução, aí veio a solução inovadora: em 2007, a maior empresa de telecomunicações do Quênia, a Safaricon, lançou uma ferramenta que ampliava o sistema de transferência de créditos de celular. A maioria não tinha conta bancária, por uma série de razões, mas 27% da população possuíam telefones celulares ativos e outros 27% tinham acesso a esses aparelhos. E esses números cresciam a cada dia. Hoje 20 milhões de pessoas usam esse sistema.

Um trabalhador de qualquer região de Nairóbi e que precise enviar algum dinheiro para a família, só tem que comprar créditos para o seu celular da operadora Safaricom. Em seguida, ele acessa o aplicativo do M-Pesa instalado no chip do celular e transfere os créditos recém-comprados para a mãe ou a esposa, por exemplo. O destinatário da transferência de créditos vai até uma das lojas da operadora e faz uma espécie de saque.
 
A conclusão é que a internet coloca a empresas em patamar de igualdade em tecnologia e em serviço no mundo inteiro. Uma empresa que se destaca da Industria 4.0, pode vir do Vale do Silício, do Quênia ou do Brasil, finalizou.

A grande questão é a mudança de hábito que a tecnologia criou nesse novo mercado, mas o que fica ainda mais evidente na Industria 4.0 é que, mais do que nunca, quem conhecer melhor o cliente e se antecipar aos seus desejos, vai se destacar cada vez mais.

São ótimos conceitos e ótimos exemplos para termos em mente.

Bom final de semana para todos.

Abraços.

Cristopher"

Abraços! Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof