Pular para o conteúdo principal

Desenvolva sua criatividade

Olá,
Muito bom ter você por aqui!
Convivemos com muitas situações simultâneas onde percebemos escassez de tempo para conseguirmos realizar tudo o que imaginamos e somos demandados.
Essa escassez de tempo nos obriga a desenvolver formas mais rápidas de realizarmos nossas atividades do dia-a-dia.
Nestes momentos aparecem os hábitos em realizar algumas tarefas ou funções, onde paramos de pensar e trabalhamos, mecanicamente, para sermos mais efetivos e rápidos.
Colocando esses hábitos em prática, conseguimos realizar nossas atividades com mais efetividade, chegando próximo a responder às demandas, cada vez mais exigentes do mercado, das empresas e das atividades do nosso dia-a-dia.
Agir por hábito pode nos afastar das novidades, das novas formas de trabalho, das novas ferramentas, das interações mais próximas com as pessoas e com as equipe, as quais nos ajudariam a absorver melhor os novos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas que nos rodeiam.
O mercado, de uma forma geral, exige estarmos antenados às novidades, às leituras constantes dos ambientes, das exigências dos clientes, como buscar novos clientes e como conquistar novas tecnologias para que nossas entregas possam ser mais direcionadas às exigências que enfrentamos.
Enfrentar com mais abertura e mais tranquilidade às mudanças exige nosso constante contato com as novidades.
Criatividade pode sim ser exercitada.
Tenho proposto aos nossos clientes exercícios de nos depararmos com frequência às novas atividades do nosso dia-a-dia. Isso abre oportunidades de quando chegarem outras formas de trabalharmos, de fazermos negócios, novas tecnologias, vamos reagir mais naturalmente.
Exercício: Fazer 1 atividade nova por dia. Alguma coisa que você nunca fez.
Exemplos: 
Ficar um tempo em sua casa, à noite, com as luzes apagadas; Destros tomarem banho lavando-se com a mão esquerda e vice-versa; Mudar os caminhos habituais; Ouvir músicas, assistir filmes e peças de gêneros e tipos diferentes dos habituais; Ir à outros parques, outros cinemas, outros caminhos; Mudar o sentido da corrida ou da caminhada; Ouvir até o final as ideias e as visões das outras pessoas; Cursos e palestras fora do assunto de seu domínio;
Atividades simples que permitem perceber outras formas de sensibilidade e poderoso enxergar outras formas e outras visões das coisas de nosso dia-a-dia.
Sugerimos também que anotem as atividades realizadas e identifiquem a percepção sobre suas novas vivências.
Esse é um passo interessante para abrirmos nossa visão e enxergarmos situações de outras formas.
Sucesso!
Abraços  
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...