Pular para o conteúdo principal

Internacionalização da carreira profissional

Olá, Muito bom ter você por aqui!

Ontem, 18/04/2018, na unidade Casa do Ator da Universidade Anhembi-Morumbi, desenvolvemos uma Feira de carreiras para alunos e comunidade, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está sofrendo transformações bruscas em uma velocidade maior ainda, adaptando-se às exigências dos clientes, atrelados às novas tecnologias que aproximam, ainda mais, os clientes dos produtos, serviços e soluções disponíveis.

Quando falamos em desenvolvimento de carreira, o planejamento contribui no direcionamento dos esforços para identificarmos os objetivos de longo prazo (5, 10 anos), pois definindo os objetivos, vamos entender as competências (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Entregas - CHAE), com o objetivo de sermos elegíveis para ocupar a função e realizar as atividades que.

Planejar a carreira é uma atividade contínua, onde precisamos fazer, quase que diariamente, as leituras dos ambientes internos (nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e entregas, nossa imagem perante os gestores, pares e subordinados) e nos ambientes externos (situação da empresa, aceitação dos produtos e serviços pelos clientes, situação dos nossos concorrentes, posicionamento no mercado, nossa visibilidade no mercado de trabalho), para 

Tive a oportunidade de palestrar sobre Internacionalização da carreira, tema que tem crescido junto aos nossos clientes, que buscam montar um projeto para obter conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias, onde em locais fora do país, especificamente escolhidos, podem acelerar  esses temas com muita propriedade.

Neste momento entra o planejamento, onde vamos definir todos os pontos que precisam ser aprofundados e previstos para que o investimento que será feito possa trazer o retorno esperado, tanto do ponto de vista da empresa que está apostando em você, ou o retorno do seu investimento, quando for você e sua família que estejam bancando os investimentos.

As respostas à algumas perguntas iniciais colaboram para estruturar um programa consistente para internacionalizar a carreira, vamos à elas:

Qual é o seu projeto de carreira?

Por quê?

  • Qual é o principal objetivo do seu projeto? O que você quer conseguir? Qual conhecimento precisa aprimorar?


Como?

  • Quais competências você precisa desenvolver e quais os recursos necessários para viabilizar seu projeto?


Com quem?

  • Quem são os stakeholders (decisores) para que seu projeto aconteça? Sua rede de relacionamento (as pessoas que confiam em você) pode aproximar você dos stakeholders;
  • Inclusão das pessoas importantes e que fazem sentido estar em seu projeto.


O planejamento contribui no direcionamento do foco para a obtenção dos recursos (competências, habilidades, finanças, e outras necessidades para viabilizar o projeto) necessários.

Podemos contribuir com seu projeto de carreira profissional utilizando os materiais mais atualizados e  as técnicas para que suas decisões sejam as mais alinhadas com seus objetivos.

Sucesso!

Floro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...