Pular para o conteúdo principal

Rede de relacionamento e pensamento empreendedor acelerando a sua empregabilidade

Olá,
Muito bom ter você por aqui!
Empregabilidade pode ser entendida como o reconhecimento do mercado pelas suas competências, técnicas (conhecimento e habilidades) e comportamentais (atitudes e as entregas decorrentes), fazendo com que as empresas queiram você fazendo parte da equipe.
Portanto podemos dizer que profissionais com alta empregabilidade sã o aqueles que, constantemente, recebem convites para virem trabalhar nas empresas, devido às referências e resultados construídos profissionalmente e referenciados pelas pessoas que convivem e trabalham com esses profissionais. 
O pensamento empreendedor, em quaisquer ambiente profissional, diferencia colaboradores e abre portas interessantes, devido ao maior engajamento desses profissionais na estrutura estratégica da empresa.
Resumindo o perfil empreendedor, podemos dizer que este se aproxima dos pensamentos, das atividades e das ações dos proprietários/direção das empresas. Quando preparamos nossas decisões nos colocando na posição dos proprietários e dos diretores das empresas, temos mais chance de contribuir e agir integrado e engajado aos objetivos estratégicos traçados.
Exemplificando pontos que diferenciam profissionais que desenvolvem a forma de pensar alinhado com os gestores, diretores e proprietários, podemos citar os/as que tomam a iniciativa, assumem as responsabilidades pelos atos e pela qualidade e inovação dos produtos e serviços prestados e contribuem para os resultados (aumentar faturamento, redução de custos, otimização de processos, manutenção, recuperação e obtenção de novos clientes). 
Não vemos mais profissionais trabalhando em um única empresa durante toda a sua trajetória, mas enquanto estiverem na corporação a dedicação, empenho e vestir a camisa fazem a diferença na criação da imagem profissional.
Exercitar a leitura do ambiente na empresa, da concorrência, das novas tecnologias (novas ferramentas e situações onde a tecnologia substitua ou otimize as atividades e melhore os resultados), dos fornecedores e dos clientes também contribui na avaliação e nas ações e sugestões de ajustes necessários para a evolução da empresa.
A rede de relacionamento são as pessoas que levarão a imagem que você construiu para outras pessoas. Construir relações de confiança consolidam a sua imagem e as pessoas sentirão segurança nas indicações e recomendações de seu trabalho. Sua imagem será o somatório das suas atitudes ao longo de sua trajetória.
Muito importante pois descuidos na construção da imagem e das relações de confiança trazem efeitos contrários e podem fechar portas.
A imagem que você constrói está vinculada às suas atitudes do dia-a-dia. Utilizo algumas perguntas para balizar como sua imagem está chegando às pessoas que você convive, responda:
  • Como as pessoas enxergam você?
  • Você é visto como uma pessoa atualizada?
  • Você é disponível?
  • Sua rede de relacionamento é efetiva? Você dedica um tempo na manutenção e na construção de novos relacionamentos? Sua rede de relacionamento te indica para novas oportunidades?
  • Você trata as pessoas com respeito?
  • Você compartilha conhecimento?
  • Você é referência em qual assunto/tema?
  • Você é confiável?
  • Como é a sua autoestima?
  • Como é o seu humor? 
Caso precise ajustar algum comportamento, não demore.

Trate sua carreira de uma forma egoísta! 
Tome as decisões que melhor atendam seus objetivos pessoais e profissionais. 
Mostre para seus pares, superiores e subordinados os motivos de suas decisões, para reforçar sua imagem e manter as portas abertas para a continuidade das relações. 

Sucesso!

Abraços!

Floro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Propulsores da carreira

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: Você é a melhor opção para ocupar a função que você deseja? Detalhando um pouco mais, você está preparado/a, nos aspectos técnicos e comportamentais, para ser promovido para a função que você deseja? Você é a referência no assunto? As pessoas que decidem (stakeholders) sabem do seu preparo e dos resultados que você ajudou a construir? Uma auto-avaliação criteriosa é muito importante nesta hora, pois pode fazer com que você identifique seus pontos de destaque e os pontos a serem melhorados, de uma forma bastante profissional. 1.      Quais são as competências e comportamentos que são exigidos para ocupar a função que você deseja? Listar todas as competências e comportamentos e fazer uma auto-avaliação de quais pontos você domina e quais os pontos precisam ser desenvolvidos; Traçar um plano de ação para desenvolvimento destas competências e comportamentos; Aqui chamamos de avaliação e elab...