Pular para o conteúdo principal

Habilidades e competências que serão tendências em 2030

Olá,
Tudo bem com você?
Muito bom ter você por aqui no Blogdofloro!

Achei muito interessante a abordagem do artigo abaixo, pois ao invés de colocar o foco nas funções ou nas inovações futuras, que não temos a menor chance de prever com certeza, devido à velocidade em que as evoluções tecnológicas acontecem atualmente e, aparentemente, serão renovadas ainda com mais rapidez nas próximas décadas, o foco da pesquisa e análise está nas habilidades que precisaremos desenvolver para estarmos adequados às demandas, cada vez mais exigentes dos clientes e do mercado.

Coloco meus comentário, na sequencia e interagindo com o artigo, em azul.

Comentário Floro: Também não me preocupo com a data futura em que o artigo se refere, entendo ser alguns anos para frente e, tenho certeza, poderemos sentir os reflexoes muito antes dos 2030.

Aproveitem o artigo e as reflexões e deixem seus comentários:

Abraços! 

Floro



As habilidades e profissões que serão tendência em 2030

Estudo feito pela Pearson destaca a importância de habilidades interpessoais e relacionadas ao pensamento sistêmico
por Vinícius de Oliveira  21 de dezembro de 2017

Em recente entrevista ao Porvir, Amar Kumar, vice-presidente da área de pesquisas da Pearson, lembrou que é mais importante estudar e trabalhar habilidades consideradas essencialmente humanas do que se preocupar com a extinção das profissões. 

Mas quais seriam essas habilidades? A pesquisa The Future Skills (O Futuro das Habilidades) traz uma lista do que será tendência para Estados Unidos e Reino Unido e pode servir como pista do que vai influenciar o mercado de trabalho brasileiro de 2030. Afinal, como comentou Kumar naquela ocasião, a globalização tende a diminuir as distâncias geográficas.

Segundo as previsões do estudo, apenas um em cada cinco trabalhadores está em uma área que deve diminuir de tamanho. Apesar do senso comum dizer que serão necessárias “habilidades para o século 21”, o estudo caminha por nuances. 

Nos EUA, existe uma ênfase em habilidades interpessoais, como ensino, consciência social e persuasão. Enquanto isso, no Reino Unido é ressaltada a importância relacionadas ao pensamento sistêmico, como análise e tomada de decisão.

Para chegar a essas conclusões, pesquisadores analisaram sete tendências globais com maior probabilidade de impacto sobre o futuro do trabalho: 
  • mudança tecnológica;
  • globalização;
  • mudança demográfica;
  • sustentabilidade ambiental;
  • urbanização;
  • desigualdade crescente e,
  • incerteza política. 

Comentário Floro: De uma forma generalizada, estaremos vivenciando evoluções muito rápidas, diminuição dos ciclos de vida dos produtos e serviços, descentralização da produção (para cada vez mais perto do consumidor) e incertezas acentuadas. Não estaremos totalmente prontos para nada, porém nossa experiência, habilidade e curiosidade nos permitirão aprender quase que em tempo real. Nossa versão Beta (quase pronto, podendo ser testado!) deverá ser exercitada com frequências cada vez maiores. 

Em seguida, houve uma discussão com especialistas nestas áreas para gerar um algoritmo de machine learning (sistema autodidata) que conseguisse fazer as previsões.

As 10 habilidades e conhecimentos associados às profissões com maior demanda:
Estados Unidos
– Estratégias de aprendizagem
– Psicologia
– Instrução
– Consciência social
– Sociologia e antropologia
– Educação e treinamento
– Coordenação
– Originalidade
– Fluência de ideias
– Aprendizagem ativa

 Reino Unido
– Avaliação e tomada de decisão
– Fluência de Ideias
– Aprendizagem ativa
– Estratégias de aprendizagem
– Originalidade
– Avaliação de sistemas
– Dedução lógica
– Resolução de problemas complexos
– Análise de sistemas
– Monitoramento

Comentário Floro: Cada cultura reagira, no curto prazo, 

Veja as 10 competências gerais que todo aluno deve desenvolver:
As 10 ocupações com previsão de maior demanda em 2030:

Estados Unidos
– Professores de educação infantil, ensino fundamental e para educação inclusiva
– Profissionais especialistas em cuidados e serviços para animais
– Advogados, juízes e profissionais relacionados
– Professores de ensino superior
– Engenheiros
– Profissionais de estética e cuidados pessoais
– Cientistas sociais e profissionais relacionados
– Conselheiros, assistentes sociais e outros especialistas em trabalho social e comunitário
– Bibliotecários, curadores e arquivistas
– Profissionais de entretenimento, intérpretes, atletas e relacionados

Reino Unido 
– Especialistas em preparação de alimentos e serviços de hospilidade
– Professores e profissionais da educação
– Atividades relacionadas a esporte e vida saudável
– Profissionais da área de ciências sociais e naturais
– Gerentes e proprietários em serviços de lazer
– Administradores e diretores em serviços sociais e de saúde
– Ocupações nas áreas artística, literária e de mídia
– Profissionais de gestão pública e relacionados
– Outras ocupações de serviços de primeira necessidade

– Profissionais de terapia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorp...

Qual curso fazer?

Pessoal, Tudo bem com vocês? Esta semana estava conversando com uma amiga, e comentou que gostaria de fazer um curso. Foi fácil perceber que minha amiga estava na dúvida de que tipo de curso escolher. Quando trabalhamos com gerenciamento de carreira, onde as decisões de desenvolvimento devem ser suas, fazemos algumas perguntas para direcionar com o objetivo de que o/a profissional possa tomar a decisão com base na competência que mais precisa desenvolver. Vamos propor um exercício: Estamos vivendo uma oferta muito interessante de cursos. Devido à crise econômica e política que estamos passando, o que provoca uma evasão de alunos das escolas de uma forma geral. Isso faz com que as escolas ofereçam cursos com ótimos conteúdos com preços e condições de pagamento bem atraentes. Que curso seria interessante você fazer? ...... Vamos lá: Fazendo os questionamentos e sugerindo uma forma de dar consistência à decisão: Por que você deseja fazer esse curso? Aprofunde a avaliação...

Componentes da sua empregabilidade

Olá, Bom  ter você por aqui! Muito bom avaliar com está sua empregabilidade. Podemos discutir o conceito de empregabilidade como sendo o quanto o mercado, de uma forma geral, quer você prestando os seus serviços.  Profissionais com alta empregabilidade, teoricamente, passam pouco tempo fora do mercado, estando constantemente sendo requisitados, convidados e assediados para que venham a fazer parte da equipe interessada. Vamos propor aqui 2 perguntas básicas para buscamos o entendimento referente à sua empregabilidade: 1. Quantos convites para trabalhar você recebeu no último ano? 2. Caso você seja desligado de sua empresa atual, quanto tempo você imagina que demora para voltar a ocupar uma outra posição no mercado de trabalho? Aprofunde a avaliação das respostas às perguntas acima, avaliando como está sua visibilidade no mercado de trabalho. Vamos propor as componentes da empregabilidade :           Componentes ...