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Muito bom ter você por aqui no Blogdofloro!
Achei muito interessante a abordagem do artigo abaixo, pois ao invés de colocar o foco nas funções ou nas inovações futuras, que não temos a menor chance de prever com certeza, devido à velocidade em que as evoluções tecnológicas acontecem atualmente e, aparentemente, serão renovadas ainda com mais rapidez nas próximas décadas, o foco da pesquisa e análise está nas habilidades que precisaremos desenvolver para estarmos adequados às demandas, cada vez mais exigentes dos clientes e do mercado.
Coloco meus comentário, na sequencia e interagindo com o artigo, em azul.
Comentário Floro: Também não me preocupo com a data futura em que o artigo se refere, entendo ser alguns anos para frente e, tenho certeza, poderemos sentir os reflexoes muito antes dos 2030.
Comentário Floro: Também não me preocupo com a data futura em que o artigo se refere, entendo ser alguns anos para frente e, tenho certeza, poderemos sentir os reflexoes muito antes dos 2030.
Aproveitem o artigo e as reflexões e deixem seus comentários:
Abraços!
Floro
Fonte: Inovações em Educação
As
habilidades e profissões que serão tendência em 2030
Estudo
feito pela Pearson destaca a importância de habilidades interpessoais e
relacionadas ao pensamento sistêmico
por
Vinícius de Oliveira 21 de dezembro de 2017
Em recente
entrevista ao Porvir, Amar Kumar, vice-presidente da área de pesquisas da Pearson, lembrou que é mais importante estudar
e trabalhar habilidades consideradas essencialmente humanas do que se
preocupar com a extinção das profissões.
Mas quais seriam essas
habilidades? A pesquisa The Future
Skills (O Futuro das Habilidades) traz uma lista do que será
tendência para Estados Unidos e Reino Unido e pode servir como pista do que vai
influenciar o mercado de trabalho brasileiro de 2030. Afinal, como comentou
Kumar naquela ocasião, a globalização tende a diminuir as distâncias
geográficas.
Segundo
as previsões do estudo, apenas um em cada cinco trabalhadores está em uma área
que deve diminuir de tamanho. Apesar do senso comum dizer que serão necessárias
“habilidades para o século 21”, o estudo caminha por nuances.
Nos EUA, existe
uma ênfase em habilidades interpessoais, como ensino, consciência social e
persuasão. Enquanto isso, no Reino Unido é ressaltada a importância relacionadas
ao pensamento sistêmico, como análise e tomada de decisão.
Para
chegar a essas conclusões, pesquisadores analisaram sete tendências globais com
maior probabilidade de impacto sobre o futuro do trabalho:
- mudança tecnológica;
- globalização;
- mudança demográfica;
- sustentabilidade ambiental;
- urbanização;
- desigualdade crescente e,
- incerteza política.
Comentário Floro: De uma forma generalizada, estaremos vivenciando evoluções muito rápidas, diminuição dos ciclos de vida dos produtos e serviços, descentralização da produção (para cada vez mais perto do consumidor) e incertezas acentuadas. Não estaremos totalmente prontos para nada, porém nossa experiência, habilidade e curiosidade nos permitirão aprender quase que em tempo real. Nossa versão Beta (quase pronto, podendo ser testado!) deverá ser exercitada com frequências cada vez maiores.
Em seguida, houve uma discussão
com especialistas nestas áreas para gerar um algoritmo de machine learning
(sistema autodidata) que conseguisse fazer as previsões.
As 10
habilidades e conhecimentos associados às profissões com maior demanda:
Estados
Unidos
–
Estratégias de aprendizagem
–
Psicologia
– Instrução
–
Consciência social
–
Sociologia e antropologia
–
Educação e treinamento
–
Coordenação
–
Originalidade
–
Fluência de ideias
–
Aprendizagem ativa
Reino
Unido
–
Avaliação e tomada de decisão
–
Fluência de Ideias
–
Aprendizagem ativa
–
Estratégias de aprendizagem
–
Originalidade
–
Avaliação de sistemas
– Dedução
lógica
– Resolução
de problemas complexos
– Análise
de sistemas
–
Monitoramento
Comentário Floro: Cada cultura reagira, no curto prazo,
Veja as 10 competências
gerais que todo aluno deve desenvolver:
As 10
ocupações com previsão de maior demanda em 2030:
Estados
Unidos
–
Professores de educação infantil, ensino fundamental e para educação inclusiva
–
Profissionais especialistas em cuidados e serviços para animais
–
Advogados, juízes e profissionais relacionados
–
Professores de ensino superior
–
Engenheiros
–
Profissionais de estética e cuidados pessoais
–
Cientistas sociais e profissionais relacionados
–
Conselheiros, assistentes sociais e outros especialistas em trabalho social e
comunitário
–
Bibliotecários, curadores e arquivistas
–
Profissionais de entretenimento, intérpretes, atletas e relacionados
Reino
Unido
–
Especialistas em preparação de alimentos e serviços de hospilidade
–
Professores e profissionais da educação
– Atividades
relacionadas a esporte e vida saudável
–
Profissionais da área de ciências sociais e naturais
–
Gerentes e proprietários em serviços de lazer
–
Administradores e diretores em serviços sociais e de saúde
–
Ocupações nas áreas artística, literária e de mídia
–
Profissionais de gestão pública e relacionados
– Outras
ocupações de serviços de primeira necessidade
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