Pular para o conteúdo principal

Habilidades e competências que serão tendências em 2030

Olá,
Tudo bem com você?
Muito bom ter você por aqui no Blogdofloro!

Achei muito interessante a abordagem do artigo abaixo, pois ao invés de colocar o foco nas funções ou nas inovações futuras, que não temos a menor chance de prever com certeza, devido à velocidade em que as evoluções tecnológicas acontecem atualmente e, aparentemente, serão renovadas ainda com mais rapidez nas próximas décadas, o foco da pesquisa e análise está nas habilidades que precisaremos desenvolver para estarmos adequados às demandas, cada vez mais exigentes dos clientes e do mercado.

Coloco meus comentário, na sequencia e interagindo com o artigo, em azul.

Comentário Floro: Também não me preocupo com a data futura em que o artigo se refere, entendo ser alguns anos para frente e, tenho certeza, poderemos sentir os reflexoes muito antes dos 2030.

Aproveitem o artigo e as reflexões e deixem seus comentários:

Abraços! 

Floro



As habilidades e profissões que serão tendência em 2030

Estudo feito pela Pearson destaca a importância de habilidades interpessoais e relacionadas ao pensamento sistêmico
por Vinícius de Oliveira  21 de dezembro de 2017

Em recente entrevista ao Porvir, Amar Kumar, vice-presidente da área de pesquisas da Pearson, lembrou que é mais importante estudar e trabalhar habilidades consideradas essencialmente humanas do que se preocupar com a extinção das profissões. 

Mas quais seriam essas habilidades? A pesquisa The Future Skills (O Futuro das Habilidades) traz uma lista do que será tendência para Estados Unidos e Reino Unido e pode servir como pista do que vai influenciar o mercado de trabalho brasileiro de 2030. Afinal, como comentou Kumar naquela ocasião, a globalização tende a diminuir as distâncias geográficas.

Segundo as previsões do estudo, apenas um em cada cinco trabalhadores está em uma área que deve diminuir de tamanho. Apesar do senso comum dizer que serão necessárias “habilidades para o século 21”, o estudo caminha por nuances. 

Nos EUA, existe uma ênfase em habilidades interpessoais, como ensino, consciência social e persuasão. Enquanto isso, no Reino Unido é ressaltada a importância relacionadas ao pensamento sistêmico, como análise e tomada de decisão.

Para chegar a essas conclusões, pesquisadores analisaram sete tendências globais com maior probabilidade de impacto sobre o futuro do trabalho: 
  • mudança tecnológica;
  • globalização;
  • mudança demográfica;
  • sustentabilidade ambiental;
  • urbanização;
  • desigualdade crescente e,
  • incerteza política. 

Comentário Floro: De uma forma generalizada, estaremos vivenciando evoluções muito rápidas, diminuição dos ciclos de vida dos produtos e serviços, descentralização da produção (para cada vez mais perto do consumidor) e incertezas acentuadas. Não estaremos totalmente prontos para nada, porém nossa experiência, habilidade e curiosidade nos permitirão aprender quase que em tempo real. Nossa versão Beta (quase pronto, podendo ser testado!) deverá ser exercitada com frequências cada vez maiores. 

Em seguida, houve uma discussão com especialistas nestas áreas para gerar um algoritmo de machine learning (sistema autodidata) que conseguisse fazer as previsões.

As 10 habilidades e conhecimentos associados às profissões com maior demanda:
Estados Unidos
– Estratégias de aprendizagem
– Psicologia
– Instrução
– Consciência social
– Sociologia e antropologia
– Educação e treinamento
– Coordenação
– Originalidade
– Fluência de ideias
– Aprendizagem ativa

 Reino Unido
– Avaliação e tomada de decisão
– Fluência de Ideias
– Aprendizagem ativa
– Estratégias de aprendizagem
– Originalidade
– Avaliação de sistemas
– Dedução lógica
– Resolução de problemas complexos
– Análise de sistemas
– Monitoramento

Comentário Floro: Cada cultura reagira, no curto prazo, 

Veja as 10 competências gerais que todo aluno deve desenvolver:
As 10 ocupações com previsão de maior demanda em 2030:

Estados Unidos
– Professores de educação infantil, ensino fundamental e para educação inclusiva
– Profissionais especialistas em cuidados e serviços para animais
– Advogados, juízes e profissionais relacionados
– Professores de ensino superior
– Engenheiros
– Profissionais de estética e cuidados pessoais
– Cientistas sociais e profissionais relacionados
– Conselheiros, assistentes sociais e outros especialistas em trabalho social e comunitário
– Bibliotecários, curadores e arquivistas
– Profissionais de entretenimento, intérpretes, atletas e relacionados

Reino Unido 
– Especialistas em preparação de alimentos e serviços de hospilidade
– Professores e profissionais da educação
– Atividades relacionadas a esporte e vida saudável
– Profissionais da área de ciências sociais e naturais
– Gerentes e proprietários em serviços de lazer
– Administradores e diretores em serviços sociais e de saúde
– Ocupações nas áreas artística, literária e de mídia
– Profissionais de gestão pública e relacionados
– Outras ocupações de serviços de primeira necessidade

– Profissionais de terapia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia! Espero que tudo esteja bem com vocês. Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos: Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos; Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa; Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna. É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporaç

Brainstorming na gestão da sua carreira

Pessoal, Tema publicado no site na Nortegubisian, definindo o conceito de Brainstorming. Além da definição e das principais aplicações deste conceito, vou incentivar usar esta ferramenta para que você consiga definir melhor seus objetivos de longo prazo. Dentro do conceito de gestão de carreira, a definição dos objetivos de longo prazo,  têm sido uma das tarefas mais difíceis para as pessoas. Fácil entender porque. Nós brasileiros não somos incentivados a planejar, principalmente, onde nós queremos estar, ou o que queremos fazer no futuro. Vamos para a definição do conceito, aplicações e exemplos.  Depois, na sequência, sugiro como usar esta ferramenta para identificar seus objetivos de longo prazo. Brainstorming Definição O brainstorming, ou como é traduzido em português, Tempestade Cerebral, foi criado como um método simples e prático com o intuito de organizar e direcionar um determinado grupo de pessoas em uma reunião, a gerar ideias e/ou levar às causas de u

Fatores que interferem em sua evolução profissional e empregabilidade

Olá, Muito bom ter você por aqui. Identificamos os 3 fatores que interferem na evolução profissional e na empregabilidade, sendo:  Mercado;  Empresa/Gestor e  Competências. Mercado : Evolução dos novos produtos e novos serviços; Novas formas e modelos de negócios oferecidos pelos concorrentes; Abertura de mercado para novos concorrentes, trazidos pela globalização; Novos concorrentes decorrentes de mudanças da própria economia local; Empresa/Gestor : Regras de reconhecimento e crescimento (nem sempre claras); Planejamento estratégico da empresa; Disponibilidade para inovações; Estilos de gestão; Credibilidade; Respeito de uma forma geral (educação, distribuição de trabalho); Oportunidades igualitárias para todos (imparcialidade);  Competências : Vamos recorrer aqui ao conceito CHAE, sendo C - conhecimentos, H - habilidades, A - atitudes e E - entregas decorrentes da integração dos componentes (CHA). Dentre os 3 fatores que influenciam nossa evolução prof