Pular para o conteúdo principal

Como não se perder nos avanços tecnológicos

Olá,
Espero que você esteja bem!

Da mesma forma que precisamos nos atualizar, devido aos avanços tecnológicos, novas formas, ferramentas e aplicativos, divulgados e disponibilizados diariamente, precisamos manter nosso foco para não nos perdermos com tantas novas opções tecnológicas, que captam e absorvem nossa atenção e nosso tempo.

A quantidade de novidades que nos bombardeiam pode polarizar nossa atenção, nos mantendo com foco em temas que nada tem de alinhamento com nossas atividades.

Evidente que devemos nos abrir às novidades, sempre interessantes. Uma limitação de tempo às novidades do dia-a-dia nos ajudam a entender os novos caminhos que estão sendo traçados. 

O livro escrito pelo Daniel Goleman e Peter Senge, cujo título é "O foco triplo", de 2015, coloca este tema em discussão e apresenta uma forma muito interessante de nos ajudar a manter nosso foco e nosso desenvolvimento, direcionados para os temas que buscamos constante atualização e evolução, evitando também os riscos da armadilha da introspecção e da diminuição dos contatos interpessoais que os dias de hoje nos incentivam. 

O foco triplo está direcionado para os 3 ítens que contribuem para que nossas decisões estejam alinhadas para a efetividade e coerência de nossas escolhas:


1. Autoconhecimento

Aprofundando nossa auto-visão, colocamos o foco em ter claro nossas escolhas. 

Um entendimento de nossas trajetória nos permite perceber nossos principais potenciais e nossos pontos de melhorias. 

Desenvolver e acompanhar um planejamento de vida e carreira, nos permite tomar as decisões para  colocar foco na utilização de nossos recursos, que são totalmente finitos (tempo e dinheiro), direcionando a busca pelas competências e comportamentos que precisamos para nossa evolução profissional e pessoal.

Aqui podemos identificar onde e em quais competências precisamos colocar como nosso principal foco, buscando as novidades e ferramentas para nos fortalecermos em nossa área de atuação e estarmos alinhados com as novidades inerentes;


2. Interação com pessoas

Abrir espaço para interações com pessoas, seja de qual forma for, presencial, virtual, escrito ou falado, sendo que o foco esteja em estabelecermos relações de confiança. 

São essas relações de confiança, que nós construimos, através de nossas ações e interações, é que nos sustentarão e trabalharão para que nossa exposição ao mercado seja consistente, nas esferas pessoais e profissionais. 

Dedique um tempo e abra em sua agenda um espaço para desenvolver as interações interpessoais;


3. Enxergar o mundo de uma forma mais ampla  

Olhar o mundo de uma forma mais aberta, entendendo que fazemos parte de um contexto maior. 

Abertura para experimentarmos as novidades, de uma forma sistemática, abrangente, sem restrições,  com tempo definido.

E também com foco direcionado aos pontos, definidos no tem 1. Autoconhecimento, citado acima, assegurando o alinhamento necessário aos nossos objetivos.

Esta é a forma de podermos dedicar um tempo para as novidades de uma forma geral, limitando o tempo para aprendermos essas novidades, e com foco direcionado, nos aprofundando para entendermos as novidades que estejam alinhadas com nossos objetivos.

Abraços e sucesso!
Floro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira interna x Carreira externa

Bom dia!
Espero que tudo esteja bem com vocês.

Primeiramente quero discutir um pouco a definição desses conceitos:

Carreira interna: Como você enxerga sua carreira. A carreira vista por você, de uma forma continuada, como você enxerga sua carreira através do seu retrovisor, como foi seu desenvolvimento e crescimento profissional; Agrega-se aqui suas expectativas de carreira para os próximos anos;

Carreira externa: Como a empresa enxerga você, enquanto você faz parte de seu quadro de funcionários; Esta forma de enxergar é momentânea e finita, enquanto fazemos parte da empresa;

Quando falamos em planejamento de carreira, minha visão está direcionada para pensarmos em como estamos evoluindo e onde queremos chegar em nossa trajetória, avaliando e enxergando do ponto de vista de nossa carreira interna.

É interessante que durante o tempo em que estejamos nas empresa, sob a avaliação e expectativa da empresa, possamos estar alinhados com essess objetivos. Isso passa pela incorporação dos obj…

Carreiras promissoras em 2018

5 carreiras promissoras em 2018 Quem quer boas carreiras em 2018 precisa de algo fundamental: ter curiosidade
Comentário Floro: Esta é mais visão interessante de profissões promissoras. Gosto destes estudos pois estamos tendo uma grande quantidade de novas profissões e áreas que estão sendo cada vez mais demandadas. Acho que sempre vale a pena olhar as carreiras promissoras através de diferentes pontos de vista. Aproveitem!   Redação, Administradores.com, 4 de janeiro de 2018, às 13h01

Habilidades e competências que serão tendências em 2030

Olá, Tudo bem com você? Muito bom ter você por aqui no Blogdofloro!
Achei muito interessante a abordagem do artigo abaixo, pois ao invés de colocar o foco nas funções ou nas inovações futuras, que não temos a menor chance de prever com certeza, devido à velocidade em que as evoluções tecnológicas acontecem atualmente e, aparentemente, serão renovadas ainda com mais rapidez nas próximas décadas, o foco da pesquisa e análise está nas habilidades que precisaremos desenvolver para estarmos adequados às demandas, cada vez mais exigentes dos clientes e do mercado.
Coloco meus comentário, na sequencia e interagindo com o artigo, em azul.

Comentário Floro: Também não me preocupo com a data futura em que o artigo se refere, entendo ser alguns anos para frente e, tenho certeza, poderemos sentir os reflexoes muito antes dos 2030.
Aproveitem o artigo e as reflexões e deixem seus comentários:
Abraços! 
Floro

Fonte: Inovações em Educação
As habilidades e profissões que serão tendência em 2030
Estudo feito pel…