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As pessoas que convivem com você te enxergam como confiável?

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Já comentamos em artigos anteriores, sobre a pesquisa das melhores empresas para se trabalhar. O foco da pesquisa busca uma avaliação do ambiente que engloba 5 grandes áreas, a saber: Credibilidade (20%); Respeito (20%); Imparcialidade (20%); Orgulho (20%); Camaradagem (20%). Orgulho refere-se à importância que a empresa tem na sociedade e o quanto é bom dizer para os/as amigos/as, que trabalha naquela empresa; Camaradagem refere-se ao entrosamento entre os funcionários, de uma forma geral e o ambiente de trabalho; Quanto aos quesitos credibilidade, respeito e imparcialidade, que, juntos, respondem por 60% de os funcionários gostarem ou não de trabalhar na empresa, recaem tudo sobre a imagem que temos de nosso chefe (gestor, gerente, diretor, etc...) direto. Quero reforçar aqui o quanto a postura do “chefe” afeta diretamente na visão que o funcionário tem sobre a empresa. Aqui também quero pegar um gancho na...

Como as empresas avaliam um bom candidato

Pessoal, Muito bom dia! Espero que vocês estejam bem! Tenho o hábito de anotar as perguntas que os entrevistadores fazem aos nossos clientes, durante as entrevistas de seleção. A grande preocupação dos/das profissionais é de que eu indique a melhor resposta a ser dada. No início há uma frustração quando eu respondo que posso dar uma sugestão da estruturação da resposta, mas que eu não posso dar a resposta ideal. Depois os/as profissionais entendem o porquê. Analisando as anotações temos visto alguns assuntos que têm se repetido de uma forma consistente, mais de 80% dos entrevistados tiveram falar sobre os seguintes tópicos: 1. Quais são seus pontos de "melhorias"? 2. Você é um profissional resiliente? 3. Onde (ou como) você imagina estar daqui a 10 anos? Vamos avaliar o que os "entrevistadores" querem saber quando abordam estes assuntos. Aproveitem um pouco e imaginem o que é possível obter de informações sobre os entrevstados quando respondem essas p...

Head-Hunter

Pessoal, Boa tarde! Espero que vocês estejam bem. Tenho recebido vários contatos de clientes, solicitando um trabalho de head-hunting. Acho que aqui cabem esclarecimentos práticos: Head-hunter: adaptado do inglês "caçador de cabeças" voltado para Recursos Humanos, caçador de talentos". As empresas contratam head-hunters para identificarem, pré-selecionarem, entrevistarem candidatos a participarem de processos para busca de profissionais qualificados no mercado. Não vejo pessoas físicas contratarem serviços de head-hunting. Imagino que pessoas (físicas) que tentam buscar um trabalho de head-hunting, querem sim serem apresentados às empresas e a participarem de processos seletivos, o que, definitivamente, não é o caso. Quando uma empresa contrata os serviços de head-hunting, todos e quaisquer custos decorrentes, em todas as instâncias, a empresa deve arcar com tudo, não deixando nenhum ônus aos candidatos. Quando falamos de o candiato viajar para ser entr...

A efetividade da rede de relacionamento (networking)

Pessoal, Muito boa tarde! Espero que todos estejam bem! Semana passada participei de uma palestra na FIA (Fundação Instituto de Administração) reforçando a importância e a efetividade das nossas redes de relacionamento - Networking. Não cabe aqui falarmos da importância de trabalharmos para construir, continuadamente, nossa rede de relacionamento, o que já é de conhecimento de todos. Um dos pontos mais abordados durante as discussões desta manhã, foi que, mesmo sabendo da importancia, poucas vezes, ou nenhuma vez, na maioria dos casos, decidimos tomar as iniciativas para que possamos vencer as barreiras do "medo" da exposição ou do "medo" de fazermos coisas diferentes dos nossos hábitos. Hábitos (atividades que realizamos automaticamente, sem pensar) nos bloqueiam e nos mantém dentro dos ambientes de conforto, que insistimos em continuar,  mesmo sabendo que não estamos colaborando para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. ...

Prioridades ou Objetivos

Pessoal, Boa tarde! Estava lendo uma matéria do Amauri Nóbrega que escreveu, de uma forma muito pertinente, sobre um dilema que enfrentamos todos os dias. Coloco meus comentários em azul . Aproveitem: Estabelecer prioridades ou objetivos? Um desafio diário Temos um desafio diário que é fazer escolhas. Antes mesmo de dormir no dia anterior, temos que ter em mente planejado o que iremos fazer no dia seguinte para programar no despertador o horário certo que temos que acordar. Isso tudo é fruto de um planejamento elencado com metas e objetivos. Comentário Floro: Defino aqui o palavreado que vou usar. Objetivo : Visão de longo prazo. Para exercício, utilizo o prazo de 10 anos, para que possamos visualizar a atividade ou a função que queremos estar desempenhando neste prazo. Não estou preocupado com a empresa que estarei e sim com a função que quero estar realizando; O objetivo de longo prazo tem sido uma das etapas mais difíceis de se realizar, devido à falta de tem...

Gestão de carreira

Pessoal, Muito boa noite! Espero que vocês estejam bem. Muito bom estar novamente com vocês! Juliana Galdino escreveu uma forma interessante, de como visualiza gestão de carreiras. Entendo ser uma forma interessante de visualizar e poder assumir o controle de sua carreira. Coloco abaixo do texto, meus comentários em azul . Considerando que carreira significa caminho e uma das facetas da administração é dirigir. Por que não dirigir sua carreira? Comentário Floro: Este ponto tem uma grande importancia. Podemos ver nas recentes pesquisas de que mais de 75% dos profissionais estão infelizes em seus trabalhos. Este número aumenta a cada ano. Muito poucos reclamam da remuneração. A infelicidade vem de não atuar em atividades profissionais que não encontram suas realizações. Ou seja, não escolheram estar nas suas posições. O gerenciamento de carreira é equiparado a uma ciência exata no Brasil e tem como propósito fazer com que seus objetivos de cunho profissional e ...

Liderança nas empresas.

Pessoal, Bom dia! Espero que vocês estejam bem! Me desculpem pelo sumiço! Recebi várias solicitações para saber como identificamos as características de liderança em profissionais. Quero lançar mão de uma pergunta/reflexão para que vocês me ajudem a responder esta questão. Quem você reconhece como líder? Quais são as características que destacam esta pessoa como líder? Vamos definir: Líder é uma pessoa que você admira, confia e procura ouvir sempre que está em situações de decisão. Eu poderia aqui listar uma série de qualificações para identificar o/a líder, porém eu acho mais interessante quando as pessoas que convivem com esse/essa líder, possa reconhecê-lo/a no dia-a-dia. Veja com mais detalhes as características que você apontou no/a líder que você reconhece. Essas características que você identificou são comportamentos que essa pessoa decide, a todo momento, exercer, conforme seu livre arbítrio. Por exemplo, você deve ter identificado uma característica de...